Estreou nesta semana Zootopia, a nova animação da Walt Disney Pictures. E, mais uma vez, o selo “Mickey” de qualidade manteve a credibilidade cinematográfica. O filme se passa em uma cidade na qual todos os mamíferos têm uma relação amigável e praticam atividades humanas. Os animais usam roupas, trabalham diariamente e, claro, possuem preconceitos. Inclusive, essa é uma das principais temáticas do filme.
Judy Hopps, protagonista do longa, é uma coelha que mora na “zona rural” e tem o sonho de ser policial. Entretanto, sofre com os desestímulos da sociedade, pois coelhos não são animais aptos para exercerem tal função. Mesmo após se formar na Academia de Polícia e ser mandada para Zootopia (a cidade grande), Hopps encontra adversidades por conta de sua espécie. Contudo, as coisas começam a mudar quando ela conhece a malandra raposa Nick Wild.
A construção do universo de Zootopia é muito boa. Novamente a Disney consegue representar defeitos, sentimentos e qualidades dos humanos em animais. É impossível não se identificar com alguns dos personagens da animação. Da mesma forma, o planejamento da cidade de Zootopia é incrível. Os meios de transporte adaptados para cada tipo de mamífero, a divisão de bairros por condição climática e os estereótipos de alguns animais são impecáveis.
Por se tratar de uma animação, o filme é leve e consegue agradar o público infantil. No entanto, a Disney expõe referências voltadas para o público adulto(pelo menos espero que nenhuma criança tenha entendido as lembranças ao O Poderoso Chefão e à Breaking Bad). Na mesma linha, a criação das marcas existentes na cidade é muito boa. O noticiário se chama ZNN, pessoas podem pegar um Zuber para se locomover e os celulares apresentam uma cenoura mordida como logo.
O roteiro do filme também é muito bem-construído. A história tem dinamismo, reviravoltas interessantes (apesar da previsibilidade do plot twist) e apelo emocional, especialmente ao abordar a relação entre presa e predador.
Com tantos pontos positivos, é justificável o sucesso de bilheteria de Zootopia no mundo inteiro. É mais uma grande animação da Disney. Um filme que nos faz refletir sobre como o preconceito faz parte de toda sociedade, além de servir como estímulo para as crianças, que após assistirem ao filme podem acreditar que podem ser tudo o que quiserem na vida.
Que respuesta encantador
morganKr