A Comic Con Experience terminou, mas foram tantas atrações que nós do D20 Inc. ainda temos muitas matérias especiais para vocês. E como todos amamos Star Wars, resolvemos contar para vocês como foi o painel de David Floger, o grande responsável pelos efeitos visuais dos novos filmes da franquia, incluindo Star Wars: O Despertar da Força.
Fogler é considerado um dos grandes especialistas em efeitos visuais da indústria cinematográfica, e participou do processo de criação de vários filmes reconhecidos pela qualidade visual, como Avatar, Transformers, Matrix e Círculo de Fogo. No painel realizado durante a CCXP, Fogler falou muito sobre o processo de criação/revitalização da Millenium Falcon utilizada por Rey e Finn em Star Wars: O Despertar da Força.
Admirador declarado de J.J. Abrams, Fogler contou aos presentes no auditório Cinemark que o diretor fez questão de manter o visual clássico da Millenium Falcon, pois se mudassem a nave mais famosa do Universo Star Wars todos os fãs iriam reparar e, provavelmente, criticar. Consequentemente, a equipe teve a ideia de texturizar fotos da Falcon utilizada na trilogia clássica.
Ao mesmo tempo, os movimentos também deveriam ser fieis aos originais, apesar de muitos anos terem se passado na cronologia da história. Segundo Fogler, o objetivo dos novos filmes é levar a franquia para frente mantendo o olhar nas raízes, e pelo feedback dos fãs, a meta foi atingida em O Despertar da Força.
Após passar algumas cenas do Episódio VII focadas no processo de criação da Falcon, David Fogler contou detalhes sobre a concepção de outros personagens do filme. O monstro Rathtar, por exemplo, foi feito a partir de marionetes e após vários testes de animação. Inclusive, Fogler revelou que a cena em que Han Solo foge da criatura foi uma homenagem ao filme Indiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdida, mais especificamente à cena em que Jones foge da pedra. Não por acaso, o ator nas duas cenas é Harrison Ford.
Obviamente, Folger também teve que falar um pouco sobre BB-8, o mais novo robô da saga. O supervisor de efeitos visuais garantiu que foram feitos vários modelos de BB-8, mas que no final eles optaram por utilizar o primeiro desenho. Ou seja, várias montagens foram feitas para que a equipe chegasse até o esboço inicial. Os cenários de Star Wars: O Despertar da Força também foram abordados por Fogler. O fato de ter utilizado vários destroços de itens icônicos da saga fez com que a construção dos cenários fosse mais trabalhosa, detalhada e exigisse várias artes conceituais.
A Base Starkiller também foi um dos grandes desafios da equipe de efeitos visuais de Star Wars: O Despertar da Força. Muito maior que a Estrela da Morte, a Starkiller tinha tecnologia necessária para destruir um planeta. Logo, também se tornou um dos projetos mais adorados pelos criadores, afinal, de acordo com Fogler, “todo mundo da área de efeitos visuais gosta de destruir planetas.
No final da belíssima apresentação, David Fogler agradeceu aos fãs brasileiros e disse em breve teremos contato com novos efeitos visuais da LucasFilm, pois Rogue One: Uma História Star Wars está perto. Sorte a nossa!