Isso, Isso, Isso. Hoje temos post sobre Chaves pela primeira vez no D20 Inc. Um dos seriados mais amados pelos brasileiros, a criação de Roberto Gómez Bolaños tem conquistado novos fãs com frequência (Obrigado, Silvio Santos). Já se passaram 45 anos desde que o primeiro episódio da série foi ao ar, mas nem por isso ficou esquecido. Chaves continua sendo exibido (Obrigado de novo, Silvio Santos) em muitos canais ao redor do mundo e também está disponível em serviços de streaming como a Netflix. Por isso, preparamos uma lista com alguns dos motivos que comprovam como Chaves é um dos melhores programas de humor já feitos.
Humor bobo
Piadas bobas, tombos forçados e risadas ao fundo. Pois é, em muitas séries esses elementos são muito mal utilizados e dignos de pena. No entanto, em Chaves eles funcionam. As piadas ruins nos fazem rir, de tão ruins que são. Ou seja, acabam sendo boas. Os tombos são extremamente ridículos, e por isso se tornam engraçados. Obviamente, o mérito vai para atores e diretores, que conseguiram transformar algo pífio em gargalhadas do público. Literalmente. Afinal, como esquecer do som dos risos colocados após cada momento cômico do seriado? Tenho certeza que você ouviu tais risadas só de ler este tópico.
Ausência do apelo sexual
Muitos programas humorísticos não conseguem utilizar os elementos citados no item anterior com maestria. Consequentemente, partem para apelos sexuais. Seja através de mulheres com pouca roupa ou com piadas forçadas de duplo sentido. Em Chaves isso não existe. A infantilidade e a inocência dos personagens faz com que contextos sexuais sejam esquecidos, até mesmo nos momentos românticos dos personagens da série. O sexo é algo natural do ser humano, mas não precisa ser utilizado sempre em programas de humor. Chaves ensinou isso, mas poucos aprenderam.
Atores adultos interpretando crianças
A ideia de utilizar atores adultos interpretando crianças em uma produção audiovisual pode ser estranha, mas em Chaves funciona. Principalmente por um fator: os atores são excelentes. Bolaños, Carlos Villagrán, Florinda Meza, María Antonieta de las Nieves e Edgar Vivar conseguem interpretar crianças inocentes como poucas crianças conseguiriam. É difícil até imaginar os personagens de Chaves sendo interpretados por crianças. A prova disso é a adaptação animada da série, que apesar de ser boa, não tem a mesma qualidade da original, especialmente pela ausência dos adultos vestindo roupas de criança e se comportando como tais. O elemento trash acabou se tornou engraçado e insubstituível.
Dublagem
A versão brasileira de Chaves também tem um diferencial: a dublagem. Referência mundial entre dubladores, a dublagem brasileira do seriado é magnífica. Algumas pessoas costumam afirmar que os dubladores brasileiros conseguiram desempenhar um papel superior ao dos próprios atores. Ao contrário da maioria das séries, todos preferem ver Chaves dublado do que legendado. Ponto para os profissionais que muitas vezes são criticados e renegados na indústria audiovisual.
Frases marcantes
“Volta o cão arrependido”, “Cale-se, cale-se, cale-se, você deixa looooouco”, “A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena”, “Prefiro morrer do que perder a vida”. Essas são apenas algumas das frases mais marcantes de Chaves. Através de contextos inusitados e interpretações inesquecíveis, algumas passagens do seriado se tornaram marcantes na vida de muitas pessoas. Utilizar expressões da série em momentos aleatórios da nossa rotina é algo engraçado e recorrente entre as pessoas que cresceram vendo Chaves. Por exemplo:
“Foi sem querer, querendo”
“Ninguém tem paciência comigo”
“Tá bom, mas não se irrite”
“Isso, isso, isso”
“Já chegou o disco voador”
“Ai que burro, dá zero pra ele”
“Teria sido melhor ir ver o filme do Pelé”
Com certeza você já usou alguma dessas com seus amigos em um momento da vida.
Trilha sonora
O aspecto musical de Chaves também merece destaque. Além das músicas cantadas e coreografadas pelos personagens, como “Que Bonita Sua Roupa” e “Se você é jovem ainda”, a série também apresenta músicas de fundo extremamente adequadas com os momentos dramáticos e cômicos da história. Confira no vídeo abaixo uma compilação com algumas delas. Tenho certeza que reconhecerá todas e sentirá uma nostalgia gigantesca.
Conclusão
Chaves é um fenômeno mundial. Apesar das muitas qualidades de Chapolin Colorado, Chaves é a grande obra-prima de Bolaños. Com mais de 270 episódios lançados, a série marcou a infância de muitas pessoas. Esperamos que continue marcando várias gerações (Vai Silvio, contamos com você).
E para você, quais os melhores episódios de Chaves? Deixe sua opinião nos comentários e até a próxima.
PS: Espero que tenha valido mais a pena ler essa matéria do que ver o filme do Pelé.
One Reply to “Por que Chaves é uma das melhores séries de comédia da história?”