No dia 18 de Agosto de 1995, o filme live-action do Mortal Kombat chegava aos cinemas. Apesar das críticas não muito favoráveis, o longa-metragem foi um sucesso de bilheteria, sendo considerado, até hoje, o quarto maior sucesso de bilheteria de adaptações de video games (perdendo para Lara Croft: Tomb Raider; Prince of Persia: The Sands of Time; e Pokémon: O filme).
Porém, sua sequência, Mortal Kombat: A aniquilação, foi um desagrado tanto para os críticos quanto para os fãs, e está entre as piores adaptações de games já feitas. A maldição dos filmes de jogos perdura até hoje, tendo sido levemente quebrada pelo filme WarCraft, e com o restante da esperança depositado em Assassin’s Creed.
Conheça alguns outros filmes que corroboraram para o nascimento da maldição dos game movies:
Double Dragon (1994)
Um dos jogos beat ‘em up mais conhecidos e queridos pelos gamers, Double Dragon é um filme que não chega aos pés do entretenimento do próprio jogo, considerado até hoje como um clássico.
Muitos filmes da década de 1990 tinham este padrão de artes marciais direcionado para crianças, mas nenhum deles foi tão ridículo quando a adaptação de Double Dragon.
Far Cry (2008)
Dirigido por Uwe Boll (nome muito conhecido por arruinar várias adaptações de games), o filme de Far Cry usou todos os defeitos do primeiro jogo e ainda foi mais além.
Transformando uma ótima história em algo ridículo, o filme é um pesadelo para qualquer fã da franquia. Um trabalho que piorou (mais ainda) a reputação de Boll e que se somou aos fracassos de game movies.
Street Fighter: The Legend of Chun-Li (2009)
Chun-Li é um dos personagens mais queridos da franquia Street Fighter; então, porque não fazer um filme sobre a origem dela? Não. Por favor. Apenas pare.
Este longa-metragem não só tem um dos piores roteiros já escritos, como traz atuações ridículas, caricatas, enquanto tenta ser sério. Talvez este filme possa ser considerado a pior adaptação de um game para o cinema já feita.
Max Payne (2008)
Um dos melhores games com atmosfera noir já feitos; Max Payne conta a história de um policial amargurada, buscando vingança pelo assassinato de sua família.
O jogo foi aclamado pela crítica, recebendo diversos prêmios, incluindo o de melhor jogo para PC, oferecido pela British Academy of Film and Television Arts.
Porém, seguindo a maldição cinematográfica, o filme não faz jus a nem 1% da obra original. Tanto a crítica quanto os fãs massacraram o que presenciaram na tela. A repercussão foi tão negativa, que Mark Wahlberg recebeu uma Framboesa de Ouro por sua péssima atuação.
Super Mario Bros. (1993)
Por último, mas não “menos pior”, fica aqui uma menção honrosa para o game movie mais odiado de todos os tempos.
Uma adaptação que não só rasga todo o universo do Mario, como também é um tapa na cara de qualquer cinéfilo. Super Mario Bros está eternizado como o mártir da maldição das adaptações de jogos para o cinema, e também cravado como um dos piores já feitos na História do Cinema.