O último trimestre de 2018 está chegando, e com ele também começam as especulações para o Oscar 2019. A maior premiação cinematográfica do mundo está marcada para o dia 24 de Fevereiro, mas alguns filmes já começam a despontar como favoritos para a disputa. Aqui no D20 Inc. você recebe cobertura completa da cerimônia, e nós já estamos no hype.
Hoje listamos filmes que podem aparecer no Oscar 2019, levando em consideração temáticas, críticas, qualidades, diretores, elencos e repercussões. Nossa lista já conta com 45 filmes, portanto, iremos dividir este especial em três partes. Abaixo você encontra 15 longas que têm muitas chances de estar entre os finalistas do prêmio promovido pela Academia. Confira e já comece a montar a sua planilha para não perder nenhum deles. E fique ligado, pois semana que vem sai a segunda parte!
If Bale Street Could Talk
Sobre: Barry Jenkins se consagrou em 2017 ao lançar Moonlight e vencer o Oscar de Melhor Filme e Roteiro Adaptado. Agora ele está de volta com If Bale Street Could Talk, um drama focado em uma jovem morada do Harlem que está grávida e tenta provar a inocência de seu noivo, preso injustamente. O trailer é extremamente emocionante e tem planos incríveis, compostos por expressões marcantes dos atores. Por abordar temáticas agradáveis à Academia e ser um filme denso, If Bale Street Could Talk é presença quase certa no Oscar 2019, pelo menos nas categorias de atuação, direção e Melhor Filme.
Estreia: Sem previsão.
Green Book
Sobre: Após ser premiado pelo público no Festival de Toronto, Green Book começou a aparecer nas listas de cotados para o Oscar 2019. O filme é estrelado por Viggo Mortensen e Mahershala Ali é sobre uma viagem pela América do Sul feita por pianista e seu motorista, que costumava ser dono de uma discoteca. Tudo isso ambientado nos anos 1960. A direção é de Peter Farrelly, responsável por Quem Vai Ficar com Mary? e Debi & Lóide: Dois Idiotas em Apuros.
Estreia: Sem previsão.
White Boy Rick
Sobre: Dirigido por Yann Demange, White Boy Rick se passa nos anos 1980 e conta a história de Richard Wershe Jr., um jovem que se tornou informante disfarçado da Polícia aos 14 anos e, posteriormente, virou um traficante de drogas e foi condenado à prisão perpétua. O filme foi exibido no Festival de Toronto e tem Matthew McConaughey e Richie Merrit no elenco. Por se tratar de um drama baseado em uma história real e ser estrelado por um grande ator, White Boy Rick pode aparecer nas categorias de atuação.
Estreia: 31/01/2019
The Miseducation of Cameron Post
Sobre: The Misseducation of Cameron Post tenta seguir os passos de Lady Bird rumo ao Oscar 2019. Assim como a produção dirigida por Greta Gerwig, o filme estrelado por Chloe Grace Moretz apresenta discussões sobre juventude e descobertas de sexualidade, mas de uma forma mais polêmica. O enredo é focado em uma adolescente que é forçada por seus tutores a frequentar um acampamento de “cura gay”. O longa tem direção de Desiree Akhavan e foi vencedor do Festival de Sundance 2018.
Estreia: Sem previsão
O Primeiro Homem
Sobre: O diretor de Whiplash e La La Land deve retornar às principais premiações com O Primeiro Homem. Damien Chazelle conta a trajetória de Neil Armstrong para se tornar o primeiro homem a pisar e andar na Lua, abordando as dificuldades e os dilemas enfrentados pelo astronauta durante o processo. Indicações aos Oscars de Melhor Filme e Direção são consideradas certas, especialmente após as primeiras exibições do filme. O Primeiro Homem também deve garantir uma vaga para Ryan Gosling entre os melhores atores do ano. Claire Foy, que interpreta a esposa de Armstrong, pode entrar na briga por uma vaga de atriz ou atriz coadjuvante. O longa-metragem deve abocanhar algumas indicações também nas categorias técnicas, como montagem, fotografia e som.
Estreia: 18/10/2018
Nasce uma Estrela
Sobre: Conhecido como “O filme da Lady Gaga”, Nasce uma Estrela pode ser bem mais que isso. Os críticos têm elogiado muito a direção e a atuação de Bradley Cooper, assim como o trabalho da cantora pop. Esta é a quarta vez que Nasce uma Estrela é lançado nos cinemas. A primeira foi em 1937, a segunda 1954 e a terceira em 1977. A história de amor entre dois cantores é muito romântica e, em alguns momentos, triste. O longa de 2018 é inspirado mais na versão de 1977 e deve estar no Oscar 2019, pelo menos nas categorias de atuação.
Estreia: 11/10/2018
Infiltrado na Kan
Sobre: Spike Lee costuma ser rejeitado pela Academia, mas Infiltrado na Kan é um filme difícil de ser ignorado. A premissa da história é muito boa. O longa-metragem é baseado em uma narrativa real de um policial negro que consegue se infiltrar na Ku Klux Klan nos anos 1970. Ron Stallworth se comunicava com os membros do grupo racista através de cartas e telefonemas, e quando era preciso comparecer aos encontros pessoalmente enviava um policial branco no seu lugar. Infiltrado na Kan aborda temas delicados com a linguagem de Spike Lee, ou seja, tem tudo para conquistar elogios de todos os públicos. Para completar, o elenco conta com John David Washington, Adam Driver e Laura Harrier.
Estreia: 22/11/2018
Roma
Sobre: Mais do que nunca a Netflix tem chances reais de faturar um Oscar. Resta saber se a Academia vai deixar essa ideia seguir viva. Dirigido pelo mexicano Alfonso Cuarón, Roma retrata a vida de uma família de classe média na Cidade do México na década de 1970. A história é praticamente uma autobiografia de Cuarón, um cineasta que já venceu o Oscar de Direção por Gravidade. Roma venceu o Festival de Veneza, um dos grandes parâmetros para o Oscar, mas gerou polêmica, exatamente por se tratar de um filme feito para uma plataforma de streaming.
Estreia: Sem previsão.
Boy Erased
Sobre: Discutir religião e homofobia é algo corajoso, mas necessário. E talvez por isso Boy Erased tem sido um dos filmes mais elogiados dos festivais cinematográficos de verão. Lucas Hedges, de Manchester à Beira-Mar, interpreta um jovem gay que é enviado para uma terapia de conversão. Sim, as semelhanças com The Misseducation of Cameron Post são inevitáveis , mas Boy Erased tem despertado mais atenção, pela atuação de Hedges e pela boa direção de Joel Edgerton. O elenco do filme ainda conta com Nicole Kidman e Russel Crowe.
Estreia: 24/01/2019
Vice
Sobre: Um filme sobre a política americana, estrelado por Christian Bale e dirigido por Adam McKay. Isso é Vice! O diretor de A Grande Aposta aposta agora na história de Dick Cheney como vice-presidente de George W. Bush para chegar ao Oscar 2019. O filme tem elementos bem propícios para a premiação, e espera-se uma montagem dinâmica e um roteiro que prenda atenção. Além disso, a atuação de Bale deve agradar, garantindo uma indicação ao ator. Steve Carell, Amy Adams e Bill Pullman também fazem parte do elenco. Ainda não foram divulgados trailers e imagens oficiais de Vice.
Estreia: 31/01/2019
Peterloo
Sobre: O drama histórico de Mike Leigh participou do Festival de Veneza e impressionou pela grandiosidade. Peterloo é uma produção britânica que conta a história do Massacre de Manchester. O filme é da Amazon Studios e pode conquistar uma vaga no Oscar pelo menos nas categorias técnicas, como design de produção e figurino. A ideia de Leigh é lançar o filme na Inglaterra no BFI London Film Festival, em Manchester, cidade em que aconteceu a tragédia causada pelas forças armadas britânicas.
Estreia: Sem previsão.
Can You Ever Forgive Me?
Sobre: Melissa McCarthy estrela Can You Ever Forgive Me?, filme da diretora Marielle Heller, em busca de mais uma indicação ao Oscar. A atriz conseguiu o feito com Missão Madrinha de Casamento, mas agora chega com um papel mais maduro. Ela interpreta Lee Israel, uma jornalista que decide forjar e vender cartas de celebridades mortas para sair de uma crise financeira. Can You Ever Forgive Me? é um drama misturado com comédia baseado em uma história real.
Estreia: 07/02/2019
As Viúvas
Sobre: Responsável por 12 Anos de Escravidão, Steve McQueen chega na temporada de premiações deste ano com As Viúvas, filme protagonizado por Viola Davis e Daniel Kaluuya. Quatro viúvas de criminosos estão endividadas e se unem para superar o momento de crise. O longa mescla ação com drama e suspense, ou seja, deve agradar públicos bem diversificados. Por conta da fama de McQueen e dos atores principais, As Viúvas tem tudo para conquistar algumas indicações no Oscar.
Estreia: 29/11/2018
Pantera Negra
Sobre: Está na hora de um filme de heróis ser reconhecido no Oscar, e Pantera Negra merece ser o agraciado. Abordando questões raciais e sociais com personagens de quadrinhos, o longa da Marvel é um dos melhores de 2018, e a Disney promete fazer uma campanha intensa para colocar o filme nas categorias principais da maior premiação cinematográfica do mundo.
Estreia: Exibido no primeiro semestre de 2018.
The Favourite
Sobre: Depois de O Lagosta, Yorgos Lanthimos pretende ir ainda mais longe. The Favourite é um thriller histórico que aborda as intrigas existentes entre as mulheres da corte inglesa durante o século XVIII. Os roteiros de Lanthimos costumam chamar a atenção, e o elenco também é um diferencial do filme, que conta com Emma Stone, Rachel Weisz, Olivia Colman e Nicholas Hoult. Sem dúvidas um forte candidato para o Oscar 2019.
Estreia: Sem previsão.