A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou algumas mudanças nas regras do Oscar. As alterações serão implementadas já em 2018, e podem influenciar bastantes nos resultados. Confira abaixo as três principais mudanças e o que elas signficam:
Filmes fora das telonas
A mudança mais relevante, pelo menos para os produtores, diz que filmes lançados em plataformas de streaming ou home video podem ser indicados ao Oscar. Ou seja, produções originais da Netflix, por exemplo, agora podem disputar uma vaga na premiação mais famosa do cinema.
Animações de todos
A partir de 2018, todos os votantes irão escolher os indicados a melhor filme de animação. Até a edição de 2017, apenas os membros do departamento de animação tinham direito a esse voto. Especialistas acreditam que a mudança é benéfica para os grandes estúdios (como Disney, Pixar e Dreamworks), e extremamente prejudicial às animações independentes e/ou estrangeiras.
Ordem preferencial
O sistema de votação, matematicamente falando, também sofrerá alterações. As indicações não serão definidas mais pela soma de pontos, e sim pela indicação preferencial. como já acontece na escolha final. Portanto, os membros votantes serão obrigados a listar os indicados em ordem de preferência.
90ª Edição
Para conferir o regulamento completo acesse o site da Academia. O Oscar 2018 será o de número 90. Em 2017 a premiação ficou marcada pela gafe durante a entrega do prêmio de Melhor Filme, que foi entregue, de forma errada, a La La Land e, posteriormente, para Moonlight, o verdadeiro vencedor.