Nove produções disputam o Oscar de Melhor Filme em 2017. Guerra, música, racismo, entre outras coisas são vistas nos fortes concorrentes, e por mais que uns filmes tenham um favoritismo, todos têm pontos fortes e fracos. O THR fez uma análise detalhando tais pontos dos candidatos a partir das críticas e dos elogios de fãs e haters dos longas. Confira abaixo:
A Chegada
Indicações ao Oscar: 8 ( Filme, Diretor, Roteiro Adaptado, fotografia e outras quatro categorias)
Orçamento: 47 milhões de dólares
Bilheteria: 174,3 milhões de dólares
Pontos positivos (segundo fãs): É um sci-fi inteligente, com um plot-twist impactante que cria um impacto no público. O roteiro de Eric Heisserer faz um trabalho magistral ao traduzir uma história curta de Ted Chiang em uma linguagem genuinamente cinematográfica – aqueles círculos com tinta inerte são estranhamente lindos quando filmados pelo cinegrafista Bradford Young. E todo o filme representa uma sobrevida para o diretor canadense Denis Villeneuve. Uma vitória na categoria de Melhor Filme seria validar a revolta pela esnobada de Amy Adams, que realmente foi merecia uma indicação: Quantas vezes é uma mulher inteligente no centro da ação?
Pontos negativos (segundo haters): Não chega perto de Contatos Imediatos de Terceiro Grau, filme clássico de sci-fi de 1977 que, apesar de ter recebido oito indicações ao Oscar, não recebeu sequer uma vaga entre os candidatos a melhor filme.
Um Limite Entre Nós
Indicações ao Oscar: 4 (Filme, Roteiro Adaptado, Ator e Atriz Coadjuvante)
Orçamento: 24 milhões de dólares
Bilheteria: 48,5 milhões de dólares
Pontos positivos (segundo fãs): O Dramaturgo August Wilson é um tesouro nacional – por isso é justo que ele tenha uma indicação por roteiro. Durante sua vida ele insistiu que só confiaria sua obra-prima a um diretor afro-americano, e Washington aceitou o desafio. O ator está impecável, e Viola Davis também tem uma atuação formidável.
Pontos negativos (haters): O filme não tenta disfarçar o fato de que é baseado numa peça.
Até o Último Homem
Indicações ao Oscar: 6 (Filme, Direção, Ator e outras três categorias)
Orçamento: 40 milhões de dólares
Bilheteria: 164 milhões de dólares
Pontos positivos (segundo fãs): A primeira hora do retorno de Mel Gibson como diretor à família, ao amor e ao chamado do dever. Já segunda hora é um assalto quase suicida aos penhascos temerosos acima de Iwo Jima. É uma recriação tão brutal dos horrores sangrentos da guerra assim como a primeira parte de O Resgate do Soldado Ryan. Garfield, que interpreta Desmond Doss, um médico pacifista que prova ser o cara mais corajoso do exército, está muito bem e tem uma atuação de outro nível.
Pontos negativos (haters): Claro, é patriótico pra caramba, mas aquelas cenas de guerra beiram algo sádico demais.
A Qualquer Custo
Indicações ao Oscar: 4 (Filme, Roteiro Original, Ator Coadjuvante e Edição)
Orçamento: 12 milhões de dólares
Bilheteria: 27 milhões de dólares
Pontos positivos (segundo fãs): Um Western moderno escrito por Taylor Sheridan e nomeado e dirigido pelo escocês David Mackenzie, o filme sabe exatamente aonde está indo – e quem não quer torcer para os irmãos interpretados por Chris Pine e Ben Foster conforme eles decidem roubar todos aqueles bancos predatórios de pequenas cidades sob céus impressionantemente fotografados no Texas?
Pontos negativos (haters): Ok, mas os irmãos Coen não exploraram exatamente o mesmo território em Onde Os Fracos Não Têm Vez, vencedor do Oscar em 2007? O filme deles será difícil de ser superado…
Estrelas Além do Tempo
Indicações ao Oscar: 3 (Filme, Roteiro Adaptado e Atriz Coadjuvante)
Orçamento: 25 milhões de dólares
Bilheteria: 86 milhões de dólares
Pontos positivos (segundo fãs): Já estava na hora!! Finalmente temos um filme por três mulheres afro-americanas que se manteve em primeiro lugar na bilheteria por duas semanas seguidas. Apelidado de “The Help vai para a NASA” (uma referência ao filme Histórias Cruzadas) antes de sua estréia, o longa co-escrito por Allison Schroeder (única mulher indicada este ano na categoria) e dirigido por Theodore Melfi, tornou-se muito mais. Taraji P. Henson, Spencer e Janelle Monae, estão se divertindo, claramente. E além de ensinar algumas coisas para os caras brancos, o filme conta a história de mulheres desconhecidas que realmente fizeram as coisas certas das melhores maneiras possíveis.
Pontos negativos (haters): É simplesmente muito entretenimento para vencer um prêmio sério como o de Melhor Filme.
La La Land – Cantando Estações
Indicações ao Oscar: 14 (Filme, Direção, Atriz, Ator, Roteiro Original, Trilha Sonora, Duas Canções Originais e outras seis categorias)
Orçamento: 30 milhões de dólares
Bilheteria: 175 milhões de dólares
Pontos positivos (segundo fãs): Desde sua consagração nos festivais de Veneza e Toronto, este filme tem conquistado corações. E como poderia ser diferente? Tem um casal muito fofo, interpretado por Emma Stone e Ryan Gosling, uma fotografia maravilhosa e músicas (duas delas indicadas ao Oscar de Melhor Canção Original) que te fazem querer assobiar e cantar junto.
Pontos negativos (haters): Nós somos fãs dos musicais da MGM que são homenageados pelo filme, mas La La Land não é nenhum Cantando na Chuva, por exemplo.
Lion
Indicações ao Oscar: 6 (Filme, Roteiro Adaptado, Ator Coadjuvante, Atriz Coadjvuante, Trilha Sonora e Fotografia)
Orçamento: Não Informado
Bilheteria: 16,5 milhões de dólares
Pontos positivos (segundo fãs): Uma história verdadeira, e quase inacreditável, de como Saroo Brierley se perdeu aos cinco anos na Índia e foi adotado por um casal na Austrália. Anos mais tarde, com a ajuda do Google Earth, redescobriu sua família perdida. O diretor Garth Davis aposta em Sunny Pawar, um ator de seis anos de idade,que carrega a primeira metade do filme em seus minúsculos ombros. Patel leva o bastão de lá com uma grande ajuda de Nicole Kidman.
Pontos negativos (haters): Quem quer ser um milionário? já não havia nos levado para uma tour pela Índia? Está cedo demais para uma repetição…
Manchester à Beira-Mar
Indicações ao Oscar: 6 (Filme, Direção, Roteiro Original, Ator, Ator Coadjuvante e Atriz Coadjvuante)
Orçamento: 8,5 milhões de dólares
Bilheteria: 40 milhões de dólares
Pontos positivos (segundo fãs): Um filme que lida com a perda e a dor em pouco menos de 2 horas e meia. É pesado, mas isso não significa que nos leva para baixo. O diretor e roteirista Kenneth Lonergan revela, pacientemente, a humanidade de seus personagens. Affleck tem uma atuação que deve marcar sua carreira.
Pontos negativos (haters): Muita dor e perda para um momento no qual os votantes desejam o oposto.
Moonlight – Sob a Luz do Luar
Indicações ao Oscar: 8 (Filme, Direção, Roteiro Adaptado, Ator Coadjuvante, Atriz Coadjuvante e outras três categorias)
Orçamento: Menos que 5 milhões de dólares
Bilheteria: 15,9 milhões de dólares
Pontos positivos (segundo fãs): Como se já não bastasse o risco de utilizar três gerações de atores diferentes (muitos deles sem testes) para contar a história de um jovem crescendo em um bairro de drogados de Miami, o diretor Barry Jenkins consegue quebrar as expectativas do público, conforme se aproxima do clímax, de uma maneira única e impactante.
Pontos negativos (haters): Se a Academia não foi capaz de dar um Oscar para The Brokeback Mountain, quem dirá para um filme caseiro que conta com um protagonista gay, negro e emocionalmente repressivo.
Os dados das bilheterias foram calculados até o dia em que os filmes receberam as indicações ao Oscar. Atualmente os números de todas as produções já são bem superiores, visto que recebem um hype muito maior após o anúncio dos finalistas da cerimônia.