Um filme já começa a mostrar o seu verdadeiro potencial a partir de suas peças de divulgação. Obviamente que os trailers são parte essencial da estratégia de publicidade de todo em qualquer filme.
Mesmo enganando o público vez ou outra, um trailer bem-feito é responsável por puxar boa parte da audiência para as salas de cinema. Separamos alguns que certamente foram tão fantásticos quanto os próprios filmes. Confira!
O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001)
O trailer do filme que recebeu Oscar nas categorias de Melhor Fotografia, Melhor Efeitos Visuais, Melhor Maquiagem, e Melhor Trilha Sonora Original fez jus à aclamada obra, dirigida por Peter Jackson e baseada nos trabalhos literários de J.R.R. Tolkien. O trailer de O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel foi o responsável por apresentar ao mundo o início de uma das trilogias mais icônicas do Cinema.
O Poderoso Chefão Parte III (1990)
Pode parecer estranho colocar o trailer do filme que é considerado por muitos como o mais fraco da trilogia de Francis Ford Coppola, mas ele foi responsável por mostrar o quão impactante a franquia ainda era, mesmo quase 20 anos após o lançamento do primeiro filme. Não à toa, O Poderoso Chefão Parte III concorreu em sete categorias do Oscar.
De Volta Para o Futuro (1985)
Um clássico dos cinemas, que moldou toda uma geração, não poderia ter um trailer que não fizesse jus à sua importância. De Volta Para o Futuro, dirigido por Robert Zemeckis, trouxe para as telonas todo um novo conceito de viagem no tempo, e o seu trailer foi o grande responsável por explodir cabeças, atraindo ainda mais público para a estreia oficial.
Alien (1979)
Alien foi um divisor de águas. Dirigido por Ridley Scott, e estrelado por Sigourney Weaver, o filme é considerado não só como um clássico da Ficção Científica, mas uma grande inovação para o gênero Terror. O seu trailer apresentou com maestria o clima de tensão e claustrofobia que presenciaríamos ao lado dos personagens.
A Bruxa de Blair (1999)
A Bruxa de Blair, dirigido por Daniel Myrick e Eduardo Sánchez, provou que um filme de baixo orçamento pode ter um grande sucesso comercial, e mostrou também como instigar a audiência com o próprio trailer. O filme foi vendido como um documentário, e toda a intensidade do material de divulgação fez com que o público ficasse eufórico para ver nas telonas o que se tratava aquela história.
Vale uma menção honrosa para Star Wars, que foi deixado de fora nesta lista por já possuir uma categoria de matérias especiais e notícias só para a franquia, aqui no D20 Inc.
Certamente ficaram muitos trailers de fora. Deixe nos comentários o que você acha que faltou! 😉
Saiba Mais:
Trailers Melhores que Seus Filmes
Possibilidades narrativas abertas pelo trailer de Star Wars: Os Últimos Jedi
As Melhores Cenas Improvisadas do Cinema