Se você, como um verdadeiro fã de Star Wars, já assistiu a Rogue One, no mínimo, três vezes, muito provavelmente uma crise existencial acaba de bater na sua porta. Você quer… não não, você PRECISA de mais Jedi, mais Sith, mais naves, mais lightsabers no seu dia a dia. Pois bem, aproveitando que o Natal está logo ali, separamos algumas sugestões de livros, games e séries para você pedir para o velho barbudo (Obi-Wan ou Papai Noel?) e aproveitar mais desse universo tão rico criado por George Lucas e herdado por Valdisnei.
Séries
Star Wars possui tantos arcos não contados (ou contados pelos letreiros iniciais), que muitas histórias interessantes podem se desenvolver além dos filmes. A primeira recomendação aqui é a série animada The Clone Wars. Contada entre o Episódio II e Episódio III, a animação enriquece muito a relação de Anakin com Obi-Wan, além de aprofundar muito mais as motivações do futuro Darth Vader, algo carente nas prequels. Além disso, temos a chance de conhecer Ahsoka, a Padawan de Anakin, e somos apresentados ao lado humano dos clonetroopers, que foi completamente ignorado por Lucas nos filmes. Star Wars: The Clone Wars tem seis temporadas, e se encerrou em 2014.
Uma outra série, também animada, da saga, é Star Wars Rebels. Produzida pela Lucasfilm Animation desde 2014, o seriado narra as consequências, 14 anos depois, dos eventos ocorridos ao final do Episódio III (ou seja, aproximadamente cinco anos antes de Rogue One e Uma Nova Esperança). Como o nome já diz, a história retrata a luta da Aliança Rebelde para livrar a galáxia das mãos do Império. Star Wars Rebels atualmente está na sua terceira temporada.
Livros
O universo literário de Star Wars é tão rico que, se fosse inteiramente recomendado, você não teria mais tempo livre nem mesmo para assistir aos filmes no cinema. Por isso, vamos deixar apenas algumas recomendações por aqui.
As primeiras delas são os manuais para as classes de Star Wars. Como todo bom universo fantástico, George Lucas fez questão de dividir classes com respectivas habilidades, alinhamentos e objetivos. Com isso em mente, foram lançados quatros livros nesta área: Manual do Império, para futuros militares do governo opressor de Palpatine; O Caminho Jedi, para os jovens sensíveis à Força; Livro dos Sith, para os adeptos do Lado Negro; e O Código dos Caçadores de Recompensa, voltado para a galera mais mercenária.
Sem contar os livros e HQs que fazem parte integral da história de Star Wars (os famosos canons); como exemplos, temos os quadrinhos Darth Vader, C-3PO, e Leia. Já no campo literário, os maiores sucessos de críticas tem sido os livros Lordes dos Sith, considerado a melhor história canônica até então; Um Novo Amanhecer, narrando o background de alguns personagens da série Rebels, e como lidam com as consequências do fim das Guerras Clônicas; e, o mais recente, Catalyst, para você que quer conhecer um pouco mais o passado de alguns personagens de Rogue One, como Galen Erso e o Orson Krennic.
Games
Star Wars domina todas as mídias possíveis. Obviamente que os games não ficariam de fora desta. A dica aqui são três jogos básicos, porém, dignos de uma menção para os fanáticos por conteúdo Jedi devido à carência pós-Rogue One.
O primeiro jogo é The Force Unleashed. Apesar de não fazer parte do canon da saga, a história do jogo é interessantíssima, mostrando Darth Vader por um ângulo novo, porém, totalmente compatível com o alinhamento do personagem. O jogo ficou conhecido por sua aplicação audaciosa do uso da Força na jogabilidade (quase um God of War Jedi); o que agradou a alguns fãs, mas incomodou outros.
Jogue e tire suas próprias conclusões! 😉
O segundo jogo é o famigerado Star Wars Battlefront. Se você é fã de games como Battlefield e Call of Duty, este é tudo o que você pediu, mas no universo Star Wars. Nada melhor do que ir para um campo de batalha como Darth Vader, Luke Skywalker, Han Solo ou Boba Fett!
O último citado nesta lista é Star Wars: Knights of the Old Republic. O jogo foi listado como um dos mais influentes trabalhos do Universo Expandido Star Wars, sendo aclamado no mundo inteiro e recebendo o prêmio de game of the year no Game Developers Choice Awards. Fãs e crítica elogiaram.
Porém, vale aqui um adendo: por se tratar de um game de 2003, talvez o tempo tenha deteriorado a qualidade técnica e jogabilidade de Knights of the Old Republic perto das franquias da nova geração.
Filmes
Por último, a dica mais óbvia de todas! Se você já assistiu a Rogue One inúmeras vezes, não sei o que está esperando para rever todos os outros SETE filmes da franquia! E a dica para revê-los na melhor ordem possível é:
– Episódio IV: Uma Nova Esperança
– Episódio V: O Império Contra-Ataca
– Episódio I: A Ameaça Fantasma
– Episódio II: Ataque dos Clones
– Episódio III: A Vingança dos Sith
– Episódio VI: O Retorno de Jedi
– Episódio VII: O Despertar da Força
OBS: Ignore o Episódio I, caso seja muito doloroso revê-lo!
One Reply to “STAR WARS: O que fazer entre Rogue One e Episódio VIII?”