A pergunta do título desta matéria tem norteado a cabeça dos cinéfilos na última semana. Nós chegou aos cinemas e tem despertado teorias, questionamentos e análises interessantes do público e da crítica especializada.
No entanto, um ponto não foi unanimidade: Nós é melhor do que Corra!. O filme anterior de Jordan Peele surpreendeu a todos por ser um terror repleto de críticas sociais e elementos audiovisuais diferentes daqueles que nos acostumamos a ver em obras do gênero. Não por acaso, venceu o Oscar de Melhor Roteiro Original em 2018.
A discussão é polêmica, tendo em vista que estamos falando de dois ótimos filmes, que receberam elogios dos críticos e possuem boas notas nos sites de avaliação da audiência. Vale ressaltar que você pode gostar mais de um deles e, ainda assim, achar o outro “mais filme”, levando em consideração tudo que envolve a concepção.
Vou tentar me apegar a esse segundo ponto, separando por tópicos. Confira abaixo:
Roteiro
Já vamos começar com um ponto polêmico. Os roteiros de ambos os filmes são excelentes e dignos de premiações. Os personagens são bem desenvolvidos, os conflitos são bons e os universos de Jordan Peele são extremamente criativos.
Se por um lado Nós conta com mais referências e camadas, Corra! nos apresenta uma história melhor e mais impactante. Os personagens são mais cativantes e os pontos de virada são menos previsíveis, especialmente os do terceiro ato. Por conta disso, ponto para Corra!. Entretanto, acredito que Nós tenha grandes chances de seguir os passos de seu antecessor e vencer o Oscar de Roteiro Original.
Corra! 1 x 0 Nós
Direção
O trabalho de direção feito por Jordan Peele em Corra! é incrível, e isso se mantém em Nós. O cineasta pensou cada detalhe metafórico do seu mais novo filme e teve um controle gigantesco da produção.
Traços “Kubrickianos” já podiam ser observados no longa de 2017, e eles voltam a aparecer em Nós, para nossa sorte (basta comparar a cena dos coelhos nos créditos iniciais com algumas perspectivas dos filmes de Stanley Kubrick).
Jordan Peele conseguiu criar um terror diferente em ambas as produções, sem apelar muito para o sobrenatural e para o excesso de sustos. A tensão é mais pessoal e social do que surrealista. Apesar das histórias serem diferentes, Peele executou com maestria o trabalho de diretor nos dois filmes. Corra! tinha um orçamento menor e era uma novidade que precisava surpreender positivamente o público. Nós tinha o desafio de manter o nível e possuía mais verba para alcançar isso. Os dois cumpriram seus papeis, muito graças à direção. Então vamos deixar essa categoria empatada.
Corra! 2 x 1 Nós
Mensagens e Referências
Corra! conta com mensagens fortes envolvendo o racismo. Nós, no entanto, tem mensagens bem críticas à sociedade americana, e por isso consegue abordar mais temas, e com mais profundidade.
Além disso, o novo filme de Peele possui mais referências à Cultura Pop, e todas se encaixam no contexto da narrativa. Naturalmente, é uma história que permite mais interpretações do que a de Corra!. Portanto, ponto para Nós.
Corra! 2 x 2 Nós
Fotografia
Nós leva essa categoria, indiscutivelmente. As luzes e a ausência delas são utilizadas como elementos aterrorizantes e ajudam a reforçar as expressões dos atores e o ambiente das locações. É um filme com uma fotografia mais ousada e convincente do que a de seu antecessor.
Corra! 2 x 3 Nós
Montagem, Som e Trilha Sonora
Os editores dos dois filmes tinham ótimos roteiros e boas imagens para montarem a história, então não ficou muito difícil. Particularmente, prefiro a edição de Nós, pois as reviravoltas pensadas por Peele funcionaram muito bem ao lado da trilha sonora e dos elementos sonoros. Por sinal, a trilha de Nós é simplesmente incrível e merece uma indicação ao Oscar 2020.
Corra! 2 x 4 Nós
Atuações
Os dois filmes de Jordan Peele têm pessoas como temática e atrações diferenciadas. Os elencos de ambos são excelentes e possuem atores convincentes e engajados com seus personagens. A melhor atuação individual, entre eles, é a de Lupita Nyong’o, em Nós. O filme ainda conta com grandes trabalhos de Elisabeth Moss e Shahadi Wright Joseph.
Entretanto, numericamente falando, Corra! tem atuações melhores. Além do protagonista Daniel Kalluya, Allison Williams, Lil Rel Howery,Betty Gabriel, Catherine Keener e Lakeith Stanfield também dão um show. Então merecem ficar com esse ponto.
Corra! 3 x 4 Nós
Direção de Arte, Figurino e Maquiagem
Por toda simbologia, Nós leva essa categoria com tranquilidade. O filme é belíssimo, possui elementos semióticos fantásticos, figurinos assustadores e uma maquiagem perfeita para cada personagem.
Corra! 3 x 5 Nós
Conclusão – Nós é melhor do que Corra!
Ou seja, separando pelos principais elementos que envolvem um longa-metragem. Nós é melhor do que Corra!. E antes que você fique bravo, saiba que eu prefiro Corra!, muito por conta da parte envolvendo narrativa e roteiro (que são as minhas favoritas na concepção de um filme). Contudo, Jordan Peele conseguiu ser ainda mais ousado. Além de ter tido, claro, mais dinheiro, já que o orçamento de Nós foi cinco vezes mais do que o de Corra!.
O fato é que ele está se consolidando cada vez mais como um dos cineastas mais inovadores e criativos da geração, e isso é o que importa. Que venham mais obras do nível de Corra! e Nós, pois o cinema e a sociedade precisa disso.