Após muito hype, Homem-Aranha: De Volta ao Lar estreou na última quinta-feira e não decepcionou. Finalmente temos um filme que captou a verdadeira essência e o tom do personagem mais icônico da Marvel, muito graças ao ator Tom Holland, que é disparado o melhor e mais coerente Homem-Aranha do cinema.
Homem-Aranha: De Volta ao Lar mostra as aventuras de Peter Parker posteriores e simultâneas aos acontecimentos de Capitão América: Guerra Civil. Um dos grandes pontos fortes do filme é focar no desenvolvimento do personagem, deixando claro que nenhum herói nasce pronto. Basicamente, o longa demonstra isso várias vezes, visto que o protagonista acaba se tornando o responsável por boa parte dos conflitos apresentados. E, inesperadamente, isso é positivo, pois a Marvel conseguiu humanizar o herói de uma forma muito mais leve e divertida do que a humanização feita com o Aranha de Tobey Maguire.
Por sinal, Tom Holland se consolida em Homem-Aranha: De Volta ao Lar. Interpetando um Peter Parker mais jovem e imaturo, Holland supera com facilidade seus dois antecessores, e ganha força para ser a grande figura do MCU após a futura saída de Robert Downey Jr.. Carismático e ótimo ator, Holland pegou a essência do Homem-Aranha dos quadrinhos, e evolui junto com o personagem durante o filme.
O vilão e o elenco de apoio também são espetaculares. Michael Keaton rouba a cena como Abutre e se torna um dos melhores vilões do MCU. Inclusive, a sequência com ele e Peter dentro do carro é simplesmente uma das melhores já vistas em filmes de super-heróis. Os coadjuvantes também são fundamentais na composição do clima. Os amigos de Peter Parker contribuem muito para que Homem-Aranha: De Volta ao Lar seja também um ótimo filme de High School, com elementos nostálgicos semelhantes a Clube dos Cinco e Curtindo a Vida Adoidado.
Falando de roteiro, Homem-Aranha: De Volta ao Lar também tem mais pontos positivos do que negativos. Algumas escolhas podem incomodar os fãs dos quadrinhos, mas funcionam muito bem como filme. O Plot Twist é sensacional, e as motivações dos personagens são muito adequadas e coerentes. Ao mesmo tempo, o filme dialoga brilhantemente com o restante do MCU. Além disso, as referências e as cenas pós-créditos são muito boas e servem de exemplo para mostrar o quanto o filme soube usar o humor e as homenagens para desenvolver a história.
A parte técnica também não deixa a desejar. Os planos de Jon Watts, os efeitos especiais e a trilha sonora são muito adequados à narrativa, e funcionam muito bem. Da mesma forma, as cenas de ação dos filmes Marvel continuam muito boas e realistas.
Homem-Aranha: De Volta ao Lar é um ótimo filme, um dos melhores do MCU. A expectativa agora é para Thor:Ragnarok e Os Vingadores: Guerra Infinita, mas é inegável que já queremos muito ver a sequência do longa solo do amigão da vizinhança.