Se existe algum ator que marcou para sempre o cinema nos anos de 1990, este ator é Jim Carrey. O comediante não só é reconhecido por seus trabalhos em filmes como O Máskara, Débi & Lóide, Ace Ventura, e entre muitos outros; mas também por ser um poço de carisma, sempre entretendo todos com o seu humor totalmente escrachado e irreverente.
De uns tempos pra cá, no entanto, Jim (sim, todos nós que crescemos com seus filmes temos intimidade o suficiente para chamá-lo apenas de “Jim”) vem tentando se reencontrar. O ator começou a fazer trabalhos artísticos mais voltados para a pintura, e tem aparecido pouco na mídia, em geral.
É com esse pano de fundo, de um Jim Carrey muito mais introspectivo, pensativo e, em certos momentos, bem niilista, que a Netflix nos trouxe o documentário Jim & Andy, com a proposta de, após quase 20 anos desde o lançamento do filme, mostrar os bastidores de O Mundo de Andy, longa-metragem que narrou a trajetória do comediante Andy Kaufman, interpretado justamente por Jim Carrey.
Apesar de ser conhecido por seus papéis de comédia, Jim é um ator extremamente dedicado, e mergulha a fundo e qualquer personagem que chega até ele. Em O Mundo de Andy, no entanto, a dedicação do comediante se destaca de todas as outras atuações. Seu empenho foi tamanho que, ao final do trabalho, Jim Carrey afirma ter demorado a se encontrar novamente; pois não sabia o que mais era Jim ou Andy.
Grandes atores são reconhecidos pela utilização do Método, técnica de atuação onde ocorre um mergulho profundo no personagem; e o ator se comporta, fala, e vive como o mesmo. Jim Carrey mergulhou em um processo tão denso para dar vida a Kaufman, que propôs que registrassem os bastidores das gravações do filme. O que resultou no incrível Jim & Andy.
Ao mesmo tempo em que acompanhamos as filmagens dos bastidores, vendo um Jim Carrey inexistente, totalmente tomado por Andy Kaufman e Tony Clifton, também temos o Jim dos tempos atuais, servindo como fio condutor para as cenas de bastidores.
Com uma honestidade tremenda, Jim Carrey nos dá uma lição motivadora para a vida, expondo diversas frases inteligentíssimas sobre nossa postura como seres sociáveis, ao mesmo tempo em que nos apresenta um trabalho incrivelmente dedicado (e controverso), demonstrando a importância de se dedicar em algo que você realmente acredite.
Jim & Andy não só é um documentário para os amantes do cinema e de Jim Carrey, é também uma mensagem forte sobre a importância de buscar o que realmente te motiva, e se entregar de cabeça para isso, independente do que os outros possam pensar.