Os filmes de super-heróis mais esperados do ano já estrearam e conquistaram muitos fãs. Mas qual deles foi o melhor? Deadpool praticamente se tornou uma unanimidade entre os fanáticos por cinema e quadrinhos. Com uma atuação impecável de Ryan Reynolds, o filme conquistou a crítica, o público e, consequentemente, as bilheterias mundiais. Contudo, o filme tem uma linguagem própria muito forte e incomparável. Isso sem falar que Deadpool não é um super-herói, como ele mesmo ressalta no longa. Portanto, não caberia uma comparação entre ele e os outros dois lançados até o momento. Por isso, transformamos o post de qual o melhor filme de herói de 2016 em um duelo: Capitão América: Guerra Civil contra Batman Vs Superman: A Origem da Justiça.
A comparação é válida?
Sim, é cabível uma comparação. Primeiro porque os fãs já fazem tais comparações entre os filmes e quadrinhos da Marvel e da DC. Já é algo natural. Segundo porque ambos os filmes apresentam uma temática (pelo menos aos olhos dos leigos) semelhante: dois heróis fodões caindo na porrada. Basicamente esse é um dos fatores responsáveis por levar a maioria do público aos cinemas. Outro ponto importante é o fato de que os dois filmes são blockbusters, ou seja, foram feitos para alcançarem bilheterias enormes. Com o objetivo principal sendo o mesmo, algumas fórmulas hollywoodianas acabam sendo iguais, especialmente em filmes lançados praticamente na mesma época.
Vamos agora para a comparação. Caso você discorde de algum ponto, entenda que este é um artigo opinativo, mas você tem o direito (e dever) de se expressar nos comentários caso não goste de alguma coisa dita. Estamos sempre disponíveis para ler argumentos novos que possam mudar nossas opiniões. Que comecem os jogos!
(Durante a análise utilizaremos os termos “Guerra Civil” e “BvS” para referenciar os filmes de maneira mais direta)
Hype e bilheteria
Começamos destacando o período anterior aos filmes, ou seja, o Hype de cada um deles. BvS criou muita expectativa entre os fãs. Afinal, presenciar Batman e Superman se enfrentando nos cinemas seria algo épico. Isso sem falar da curiosidade para ver Bem Affleck atuando como Bruce Wayne. Prova disso é o sucesso de bilheteria do filme, que ultrapassou a marca dos 860 milhões de dólares no mundo inteiro.
Guerra Civil também causou ansiedade. Especialmente por um fator: Homem-Aranha. Desde que a aparição do herói mais famoso da Marvel foi confirmada no filme os fãs só queriam saber disso. O hype aumentou ainda mais após o Aranha aparecer no último trailer do filme. Obviamente, assistir o duelo entre Homem de Ferro e Capitão América também chamava a atenção, mas acabou perdendo um pouco de espaço para Peter Parker. Méritos para a Marvel. Sobre a bilheteria, o filme ainda não estreou no mercado americano, mas já tem um desempenho grandioso no resto do mundo, inclusive no Brasil.
No entanto, por se tratar de algo completamente novo no cinema, BvS leva essa categoria. Por mais que goste dos filmes da Marvel, fiquei muito mais curioso para assistir aos heróis mais famosos da DC brigando do que para ver Tony Stark e Steve Rogers se enfrentando.
BvS 1 x 0 Guerra Civil
Roteiro e Edição
Começamos agora a avaliar a construção do filme. Enquanto o roteiro de Guerra Civil é empolgante e extremamente dinâmico, o de BvS deixa muito desejar. O tédio no filme da DC deve-se muito também à edição, sem rimo e, em alguns momentos, bem ruim. Na questão narrativa, o filme da Marvel é quase impecável. Os ganchos feitos com as histórias anteriores e com as que ainda virão são perfeitos. Isso sem falar das introduções de novos personagens, que são feitas de formas simples, mas que conquistam o público. BvS tem justificativas tolas para os acontecimentos do filme (Martha não gostou disso), incoerências e personagens “jogados” na história.
BvS 1 x 1 Guerra Civil
Efeitos Visuais
Ambos os filmes apresentam muitas qualidades nesse quesito. Entretanto, um deles apresenta muitos defeitos, ao contrário do concorrente. Guerra Civil prioriza cenas de luta muito bem ensaiadas e nem um pouco desgastantes. O restante dos efeitos visuais também são bons, mas não apresentam nada muito “espalhafatoso”. E talvez por isso sejam tão bons. Já BvS fica devendo em alguns pontos. Os embates entre os protagonistas são bons, mas os efeitos utilizados em outras cenas são desgastantes e forçados. Isso sem falar do Apocalypse, que parece um Coisa mal-acabado.
BvS 1 x 2 Guerra Civil
Atuações
A atuação mais esperada, dentre todas dos dois filmes, era a de Ben Affleck como Batman. Isso é indiscutível. E, por incrível que pareça, o ator correspondeu. Interpretou o personagem de uma forma própria e muito boa. Por outro lado, a atuação de Jesse Eisenberg é lamentável. Misturando os semblantes do Coringa com todos os outros personagens que já interpretou na vida, Eisenberg apresentou um Lex Luthor chato e cansativo. O restante do elenco não compromete. Assim como em Guerra Civil. No filme da Marvel o destaque vai para Tom Holland e sua interpretação incrível do Homem-Aranha. O jovem ator conseguiu captar a essência de Peter Parker com maestria. O restante do filme apresenta o mais do mesmo já visto em outros filmes do Universo Marvel.
Consequentemente, mais um ponto para Guerra Civil. Afinal, o grande vilão de BvS teve a representação mais incomoda dos dois filmes. E, nesse caso, a única que realmente atrapalha o andamento da produção.
BvS 1 x 3 Guerra Civil
Direção
Esse quesito não necessita de muita explicação. O trabalho feito pelos irmãos Russo (Anthony e Joe) é ótimo e coerente com o Universo Marvel. Enquanto isso, Zack Snyder continua insistindo nos mesmos erros de sempre e exagerando na megalomania. Superioridade absurda da dupla da Marvel.
BvS 1 x 4 Guerra Civil
Resultado – Guerra Civil 4 x 1 Bvs
A superioridade do filme da Marvel é gritante. Sem dúvidas a DC soube aproveitar o hype para obter lucro, mas dividiu opiniões e não conseguiu fazer um bom filme. A esperança é que demitam Zack Snyder e recuperem o prestígio com os filmes da Liga da Justiça. Enquanto isso, só nos resta elogiar o trabalho impecável da Disney e dos estúdios Marvel na construção de todo MCU (Universo Cinematográfico Marvel) e, especialmente, em Guerra Civil.
Para mais detalhes das produções, confira nossas críticas completas de Batman vs Superman: A Origem da Justiça e Capitão América: Guerra Civil. Deixe seus comentários sobre o artigo, crie um duelo de opiniões conosco (caso sua mãe não tenha o mesmo nome da minha) e mande sugestões de pautas que você quer ver aqui no site. Até a próxima.
One Reply to “Guerra Civil X A Origem da Justiça: Qual é melhor?”