Você acredita em coincidências? Nem eu… E esta matéria foi escrita sem intenção alguma de ser publicada em uma sexta-feira 13; porém, vejam só vocês. Hoje, é a data mais esperada por Jason, e eu nem me planejei para isso.
Okay, brincadeira! Na verdade, eu buscava por uma pauta para a matéria desta semana, quando me deparei que o dia de sua publicação cairia nesta data ~maldita~. Mas não se sinta enganado, pois separamos uma lista com 5 filmes que você PRECISA ver e que lhe farão dormir de luzes acesas nos próximos dias (e você não vai se arrepender)!
A Bruxa de Blair (1999)
Lançado em formato de pseudodocumentário, o filme, escrito e dirigido por Daniel Myrick e Eduardo Sánchez, conta a história de três estudantes que estão produzindo um documentário sobre a lenda da Bruxa de Blair. Obviamente, que o decorrer da trama não sai nada como os personagens esperavam.
Durante a produção, os três atores principais receberam aulas de como manusear uma câmera, para dar a impressão de realismo para o espectador. Além disso, ficaram oito dias isolados em uma floresta, privados de sono e comida, sem saber onde estavam. Enquanto isso, a produção se escondia no meio da mata.
O filme foi um sucesso de crítica e recebeu duas sequências, Book of Shadows: Blair Witch 2 (2000) e The Woods: Blair Witch (2016).
Alien: O Oitavo Passageiro (1979)
Dirigido por ninguém menos que Ridley Scott (Perdido em Marte), e protagonizado por Sigourney Weaver (Avatar), a famosa franquia Alien começou como um filme de terror espacial, antes de ir para as mãos de James Cameron. Dan O’Bannon escreveu o roteiro inspirado em uma história criada por ele e Ronald Shuset, baseando-se em outros trabalhos de ficção científica e terror.
O longa-metragem narra a história da tripulação espacial da Nostromo. Presos dentro da própria nave, com uma criatura carniceira desconhecida, o grupo precisa lutar pela própria sobrevivência em um ambiente totalmente hostil e isolado.
O sucesso foi tanto que os xenomorfos (aliens) entraram para o hall de monstros do cinema, além do filme ter levado Oscar de Melhores Efeitos Visuais e inúmeras outras premiações. A sua sequência se tornou mais voltadas para o gênero de ação, mas também é um filme fantástico!
O Iluminado (1980)
Se tem um diretor que não nos cansamos de falar, é Stanley Kubrick. Já demos dicas de filmes para conhecer a sua filmografia, além da gravação de um D20 Lab exclusivo para o cineasta.
O Iluminado, adaptação cinematográfica da obra do aclamado autor Stephen King, conta a história de Jack Torrance e sua família, contratados para tomar conta de um hotel durante um inverno tenebroso. Como de costume, a estalagem não se mostra nem um pouco amigável para os inocentes visitantes, e acontecimentos peculiares começam a perturbar a vida da família Torrance.
O filme recebeu avaliações mistas durante o seu lançamento, mas atualmente a crítica o considera um dos melhores filmes de terror de todos os tempos (alguns o classificam até como um dos melhores trabalhos na história do cinema).
A Mosca (1986)
Um dos maiores clássicos do terror, dirigido por David Cronenberg e estrelado por Jeff Goldblum e Geena Davis, A Mosca é considerado por muitos a definição perfeita de filme gore: histórias que criam a atmosfera de terror através de conceitos bizarros e grotescos.
Seth Bundle (Jeff Goldblum) é um físico que está desenvolvendo uma máquina de teletransporte. Após fazer testes com objetos e um macaco, Bundle resolve se arrisca e testar o novo invento consigo mesmo. Porém, ao entrar na cabine de teletransporte, o físico não contava com a presença de um inseto dentro da mesma, o que faz com que o DNA de Seth e de uma mosca se fundam, nascendo assim uma criatura bizarra, que se metamorfoseia ainda mais com o desenvolver da trama.
A Mosca recebeu inúmeras premiações, como Oscar de Melhor Caracterização, além de ser muito bem recebido pelo público.
O Exorcista (1973)
Deixamos o melhor para o final! Dirigido por William Friedkin, e roteirizado pelo próprio autor do livro homônimo, William Peter Blatty, a história da jovem Regan MacNeil está eternizada como (talvez) o maior filme de terror já produzido.
O longa-metragem conta a história das consequências da possessão demoníaca do corpo da pequena Regan, interpretada por Linda Blair. O filme é baseado no livro de mesmo nome, que foi inspirado por acontecimentos reais: o exorcismo de uma jovem no estado americano de Maryland (o mesmo da floresta de Burkittsville, de A Bruxa de Blair #medo).
Apesar de inúmeras controvérsias envolvendo a produção, O Exorcista foi sucesso de público e de crítica, recebendo o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Som, além das indicações nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz (Ellen Burstyn), Melhor Ator Coadjuvante (Jason Miller), Melhor Atriz Coadjuvante (Linda Blair), Melhor Edição, Melhor Fotografia, e (ufa!) Melhor Direção de Arte.
O que você está esperando? Pegue um pouco de água benta, abrace o seu crucifixo e comece a assistir a esses filmes! 😀
Saiba mais:
Stanley Kubrick (Grandes Diretores) | D20 Lab 22
Confira fotos do making of de grandes filmes da história do cinema
Os Melhores Enquadramentos do Cinema
One Reply to “Os Grandes Clássicos Obrigatórios do Terror”