A vida é um percurso com vários obstáculos, do início ao fim. No entanto, a adolescência parece ser um acúmulo de mudanças, um mundo de novidades, e uma nova forma de enfrentar as adversidades que nossos hormônios, pessoas e acontecimentos peculiares dessa fase tão marcante da vida podem trazer.
A cultura pop retrata já há um tempo os dilemas da adolescência, principalmente no cinema. Conheça alguns filmes que todo jovem precisa conhecer!
Clube dos Cinco (1985)
Dirigido por John Hughes, o filme conta a história de cinco adolescentes, estudantes do ensino médio (high school), que passam um dia na detenção, após se comportarem mal. Apesar de suas diferenças, os personagens da trama se abrem cada vez mais, conhecendo uns aos outros e os dramas pessoas de cada um.
Clube dos Cinco é considerado um dos melhores filmes sobre adolescentes, estudantes do ensino médio, se tornando um dos maiores clássicos de Hughes. A obra se tornou um clássico da década de 1980, e influenciou muitos filmes de mesma temática, que viriam em seguida.
Meninas Malvadas (2004)
Com roteiro de Tina Fay e direção de Mark Waters, Meninas Malvadas é baseado no livro Queen Bees & Wannabes, de Rosalie Wiseman, e narra a história de Cady Heron (Lindsay Lohan), uma adolescente que, após doze anos vivendo na África, vai para um colégio pela primeira vez, já que sua educação era exclusivamente domiciliar.
O filme aborda temas também voltados para adolescentes do ensino médio, retratando a crueldade que colegas de classe podem ter uns com os outros, focando para o universo das líderes de torcida e dos jogadores de futebol americano (os “populares”), algo bem comum de ser retratado em obras que discutem o bullying.
No geral, a recepção da crítica foi positiva, com enfoque para o trabalho de atuação de Lindsay Lohan e Rachel McAdams. O longa-metragem foi o segundo de Lohan em parceria com o diretor Mark Waters; o primeiro foi Sexta-Feira Muito Louca, lançado em 2003.
Curtindo a Vida Adoidado (1986)
Um dos maiores clássicos dos anos 1980, Curtindo a Vida Adoidado é, novamente, dirigido por John Hughes, e estrelado por Matthew Broderick. O filme conta a história de Ferris Bueller, de seu amigo Cameron Frye e sua namorada Sloane Peterson, em um dia em que, fingindo estar doente, Bueller e os dois amigos resolvem matar aula, para curtir a vida.
Hughes não é considerado o mestre dos filmes adolescentes da década de 80 à toa. Curtindo a Vida Adoidado, aclamado pela crítica e pelos fãs, é considerado um dos melhores filmes sobre a adolescência, e se tornou uma das maiores bilheterias no ano de sua estreia. Tanto que, em 2014, o filme entrou para o National Film Registry, graças a sua relevância cultural, histórica e estética.
Donnie Darko (2001)
Diferente dos demais itens desta lista, Donnie Darko não tem um enfoque tão óbvio nos dilemas de uma vida escolar adolescente. O filme é considerado um cult, e aborda a vida de Donnie Darko, um jovem problemático, já preso por ter queimado uma casa.
A história se passa em uma típica cidade do subúrbio americano, em uma noite em que o garoto, interpretado por Jake Gyllenhaa, recebe a visita de um coelho tenebroso.
Após o coelho salvar a vida de Donnie, o jovem se interessa pelas intenções do animal bizarro. A partir daí, depois de uma previsão do coelho, afirmando o fim do mundo, Donnie começa a cometer atos questionáveis, ordenados pela própria criatura.
Sem entrar em detalhes, o filme aborda uma temática comum para um garoto: os dilemas da adolescência. No entanto, narrado de uma forma repleta de mensagens subjetivas e metáforas, o trabalho do diretor Richard Kelly, em um misto de horror, drama e mistério, traz uma interpretação da realidade adolescente de uma forma única, tornando-se um cult e recebendo elogios e recomendações da crítica até hoje.
As Vantagens de ser Invisível (2012)
Um dos filmes mais atuais sobre o cotidiano adolescente de estudantes do ensino médio, As Vantagens de ser Insivível, escrito e dirigido por Stephen Chbosky, também autor do livro, conta a história de Charlie (Logan Lerman), um garoto de 15 anos que vem se recuperando de uma depressão e tenta se adaptar à realidade de seu novo colégio, buscando novos amigos. Conhecendo dois alunos, já veteranos, interpretados por Emma Watson e Ezra Miller, Charlie recebe ajuda dos novos colegas para se enturmar e voltar aos trilhos de sua juventude, prejudicada pelos traumas de seu passado e por sua condição de saúde.
O filme recebeu críticas positivas e, atualmente, já é considerado um ótimo filme sobre a realidade adolescente de ensino médio. Assim como os clássicos de John Hughes dialogavam com uma geração vivida durante os anos 80, As Vantagens de ser Invisível é um excelente filme para os adolescentes dos anos 2000, com uma aura atual, repleta de músicas indies e de fácil identificação com os dias de hoje.
Saiba Mais:
Filmes que a Geração Millennial deve assistir
7 Fatos sobre suas Animações Pixar Favoritas
100 anos de Cinema contados pelos melhores ângulos