Se tem algo que o cinema Blockbuster não cansa de produzir é sequência para filmes que entram para a história da Cultura Pop graças ao sucesso tanto de crítica quanto de público. Porém, muitas vezes isso é garantia de fracasso não só para a franquia, como também para personagens que se tornaram icônicos graças a um excelente trabalho de direção, roteiro e atuação.
Relembre alguns personagens que foram arruinados pelas sequências de suas franquias:
Peter Parker (Spider-Man 3)
O terceiro filme da trilogia de Sam Raimi é, sem dúvida alguma, um dos filmes de heróis mais marcantes de sua geração. E não foi graças a sua qualidade. O filme não só destruiu boa parte da mitologia do Aranha, como também fez questão de acabar com a imagem do vilão mais icônico do herói.
Mas não parou por aí. Peter Parker também foi completamente desrespeitado pelo roteiro do filme, que criou um personagem canastrão completamente inconsistente tanto com o personagem quanto com o trabalho de atuação que havia sido desenvolvido por Tobey Maguire nos dois primeiros filmes.
O Xenomorfo (Alien: Covenant)
Parte do apelo dos Xenomorfos como criaturas tão aterrorizantes se dava ao fato de serem criaturas completamente desconhecidas pela raça humana. Tanto a icônica figura do alien quanto as suas outras formas funcionavam muito bem por não sabermos de onde vieram ou como acabaram se tornando máquinas implacáveis de matar.
Os primeiros quatro filmes do Alien mantiveram o enigma de seus vilões principais, mas depois vieram as prequels e, como de costume com sequências que narram as origens de um universo narrativo, praticamente toda a mitologia do Alien foi arruinada.
Jack Sparrow (Piratas do Caribe 4 e 5)
O ano era 2003, e Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra estreava arrebatando fãs da cultura pop, dos clássicos filmes de piratas e, obviamente, os admiradores do trabalho de Johnny Depp como o pirata mais famoso dos sete mares.
Porém, não durou muito tempo. Enquanto alguns fãs afirmam que a riqueza do personagem já se perdeu a partir da primeira sequência (Piratas do Caribe: O Baú da Morte), é quase unanimidade afirmar que Jack Sparrow foi completamente por água abaixo nas duas últimas sequências (Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas e Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar), em que fomos apresentados a um Sparrow completamente bobo, praticamente um Mr Bean dos mares, deixando de lado toda a sagacidade, sarcasmo e deboche do personagem, que conquistou tantos fãs em 2003.
Darth Vader/Anakin Skywalker (Star Wars I, II e III)
Por último, não poderíamos deixar de fora provavelmente o personagem que mais sofreu com sequências: Darth Vader… ou melhor, Anakin Skywalker. Apresentado aos fãs nos minutos finais de O Retorno de Jedi e pelas histórias contadas por Obi-Wan e Yoda a Luke, Anakin possuía uma mitologia incrível. A clássica passagem de um herói que sucumbiu ao lado negro, se tornando o maior vilão da história do cinema e da galáxia.
As prequels de Star Wars não só rasgam todo o personagem de Anakin, transformando-o em um garoto mimado, que hora alguma se mostra digno do poder que possui, como também contam da forma mais boçal possível sua passagem para o Lado Negro, criando momentos como quando o jovem Jedi vai de grande herói para matador de inocentes younglings em minutos, sem justificativa alguma.
Qual personagem arruinado pelas nós sequências deixamos de fora? Deixe nos comentários 😉