Qual seria o MacGuffin daquele filme que estreou semana passada? Não entendeu a pergunta? Bem, talvez você nunca tenha ouvido falar do termo MacGuffin, mas com certeza conhece alguns exemplos. MacGuffin é um elemento da história criado para direcionar a trama e/ou desviar a atenção do espectador. Ou seja, é algo que não tem tanta importância quanto parece, mas que atua como o grande impulsionador dos acontecimentos relevantes de um filme. O termo, popularizado com Alfred Hitchcock, pode não ser muito conhecido, porém é bastante utilizado. Para que você entenda melhor o significado e a aplicação, selecionamos alguns dos MacGuffins mais famosos e relevantes da história do cinema.
Star Wars: Os planos da Estrela da Morte
Sem dúvidas, Star Wars: Uma Nova Esperança foi um marco para indústria cinematográfica, especialmente pelos grandes efeitos visuais. Contudo, o filme tem um MacGuffin muito claro: os planos da Estrela da Morte.Leia envia R2-D2 para Tatooine para que ele a salve e, ao mesmo tempo, leve os arquivos conseguidos pelos rebeldes em segurança. A partir disso é que as grandes aventuras do filme começam e que grandes personagens são apresentados.
Star Wars: Mapa até Luke
A história se repete em O Despertar da Força. Muitas são as coincidências e referências do mais novo filme da saga em relação ao primeiro, inclusive a existência de um MacGuffin. Neste caso, o termo é representado pelo mapa que leva até Luke Skywalker. Toda a trama gira em torno deste mapa, entretanto, ele está longe de se tornar algo icônico. Coincidentemente, um droid (BB-8) é o responsável por guardar o mapa.
A maleta de Pulp Fiction
Diferentemente do mapa que leva até Skywalker, a maleta de Pulp Fiction se tornou algo muito representativo do filme. Não sabemos o que tinha dentro dela, mas é o grande elo da história. Consequentemente, a maleta que Vincent e Jules deveriam buscar se tornou um dos maiores mistérios do cinema, e um dos MacGuffins mais famosos da ficção. Ponto para Tarantino, que soube usar o elemento muito bem.
O dinheiro Psicótico
Obviamente, não poderia faltar um filme do homem que cunhou o nome MacGuffin. Em Psicose, Alfred Hitchcock nos apresenta um grande exemplo: o dinheiro roubado por Marion. Poucas pessoas lembram que a história tem início com o dinheiro. Afinal, os acontecimentos posteriores são muito mais relevantes. De qualquer forma, o MacGuffin do filme possibilita que todas as cenas do thriller mais famoso do cinema aconteçam.
Muito mais do que precioso
O MacGuffin de O Senhor dos Anéis é tão importante que está até no título do filme. Com um tamanho mínimo, o anel mais poderoso da ficção é o objeto que controla todas as ações da trilogia de Peter Jackson. Graças a ele, apreciamos a Terra Média, assistimos a batalhas memoráveis e conhecemos personagens incríveis. Afinal, sem ele não teríamos presenciado a jornada de Frodo na íntegra.
Rosebud
Até mesmo um dos melhores filmes de todos os tempos pode ter um MacGuffin. Em Cidadão Kane, acompanhamos a vida do magnata da comunicação, Charles Foster Kane, através de um trabalho impecável de Orson Welles. No entanto, o suspense do filme é mantido por conta de Rosebud, palavra dita por Kane antes de sua morte. Ao revelar, Welles faz uma simbologia incrível com a infância perdida de Kane. Ou seja, transformando o MacGuffin em um dos mais conhecidos e relevantes da sétima arte. O detalhe final perfeito para uma obra-prima como Cidadão Kane.
O número de MacGuffins em filmes é incontável. Podemos citar também a Pedra Filosofal no primeiro filme da saga Harry Potter, o Tesseract em Capitão América: O Primeiro Vingador, o minério de Pandora em Avatar, entre outros. Muitos criticam a importância e a credibilidade que esses elementos devem ter em um longa. Contudo, é inquestionável que, em muitas situações, o MacGuffin desempenhou muito bem o seu papel. Para finalizar, confira agora um vídeo com a descrição, em inglês, de Hitchcock para um MacGuffin. Afinal, os MacGuffins foram o MacGuffin desta matéria, então nada melhor do que ouvir as palavras de um dos maiores cineastas da história sobre o tema.