Anunciado pela Marvel em 2014, as primeiras fotos da atriz Brie Larson como Capitã Marvel/Carol Danvers finalmente começaram a aparecer pela internet. Porém, Danvers já assumiu diversos mantos heroicos (o mais conhecido foi o de Ms Marvel), e o de Capitã Marvel ocorreu apenas em 2012.
Para quem quer conhecer um pouco melhor sobre o passado da mais nova heroína do Universo Cinematográfico Marvel, e a primeira a receber o seu próprio filme desde Mulher Maravilha, separamos algumas curiosidades sobre a personagem!
Existiram outros Capitães Marvel e Ms Marvel
Apesar do filme focar em Carol Danvers, que integra o Universo Marvel desde 1968, vestindo o manto de Ms Marvel (1977-2012) e Capitã Marvel (desde 2012), ambos os nomes já foram adotado por outros super-heróis.
O Capitão Marvel original, ou Mar-Vell, foi um kree, raça alienígena do personagem Ronan, O Acusador (Guardiões da Galáxia), criado por Stan Lee e apresentado ao público em 1967. Carol Danvers recebeu os seus poderes depois que uma tecnologia kree integrou o seu DNA com o do alienígena. Além disso, a Fawcett Comics tinha o seu próprio Capitão Marvel, apresentado em 1940, que futuramente viria a ser conhecido como o herói da DC Comics, Shazam.
Muitas personagens também se utilizaram do nome Ms Marvel após Danvers, incluindo Sharon Ventura, Karla Sofen, e Kamala Khan, que se tornou a primeira personagem mulçumana a receber a destaque na Marvel Comics.
Ela é um elo entre os Vingadores e os Guardiões da Galáxia
Foi durante o período que prestava serviços para a NASA que Carol Danvers conheceu o herói Mar-Vell e teve o seu DNA fundido com o do kree.
Para o Universo Cinematográfico Marvel (MCU), isso pode funcionar como o link entre os Vingadores e os Guardiões da Galáxia, conectando os heróis da Terra com os espaciais. As origens de Danvers como Capitã Marvel certamente sofrerão algumas alterações, que ainda não foram reveladas (sabemos apenas que o filme se passará durante a década de 1990).
Integrou diversos grupos de heróis
Como de costume nos quadrinhos, Capitã Marvel também não foi deixada de fora quando o assunto é integrar algumas das famosas equipes, tanto na terra quanto no espaço, da Casa das Ideias. Carol Danvers já fez parte dos Vingadores, Novos Vingadores, além de ter integrado e liderado os Poderosos Vingadores, grupo formado por Tony Stark após a derrota de Capitão América na Guerra Civil.
Capitã Marvel também trabalhou com os Defensores, X-Men e os próprios Guardiões da Galáxia.
Capitã Marvel possui diversos superpoderes
Carol Danvers possui uma gama incrível de habilidades. Antes de se tornar uma super-heroína, Danvers já era uma habilidosa pilota e uma grande militar. Suas capacidades de pilotar e combater foram apenas aprimoradas por seus respectivos superpoderes, que são: superforça, voo e agilidade acima da velocidade do som. Além disso, a Capitã Marvel apresenta uma leve habilidade psíquica e uma impressionante capacidade de absorção/projeção de energia.
Carol Danvers é um dos heróis mais poderosos do Universo Marvel.
Originalmente, Capitã Marvel estaria em Jessica Jones
A ideia, a princípio, era colocar Carol Danvers como um personagem no seriado da Netflix, Jessica Jones. Ela seria a melhor amiga da investigadora particular e uma grande aliada contra Kilgrave. No fim das contas, a personagem foi modificada para se tornar Trish Walker, já que o MCU havia autorizado a produção de um filme para Capitã Marvel.
A produtora de Jessica Jones, Melissa Rosenberg, afirmou que a transição de Danvers para Walker foi sutil, mas que isso possibilitou um contraste maior entre Trish e Jessica e um maior desenvolvimento para os superpoderes da personagem-título da série.
Team Homem de Ferro e Team Capitão América
Durante a Guerra Civil dos quadrinhos, Carol Danvers ficou ao lado de Tony Stark (pró-registro). Porém, na Guerra Civil II, a heroína se voltou contra o Homem de Ferro, liderando a equipe no lugar de Steve Rogers/Capitão América.
Diferente da primeira Guerra Civil, a causa da segunda ocorre a respeito do poderoso inumano, Ulysses, que é capaz de ver o futuro. Capitã Marvel defende que os superpoderes de Ulysses podem ser utilizados para impedir ameaças que ainda estão por vir, enquanto o Homem de Ferro acredita que permitir a existência de habilidades do tipo pode levar a um mundo onde os super-heróis são perigosamente poderosos.
Fontes: Screen Rant
Saiba Mais:
Vingadores: Histórias para conhecer melhor quem é Thanos
Histórias da Liga da Justiça que podem aparecer no Universo Estendido DC