O cinema é uma das expressões culturais que mais tem valorizado pessoas esquecidas pela sociedade. Recentemente foi assim com Alan Turing, um grande matemático que teve sua história contada em O Jogo da Imitação. Agora foi a vez de três mulheres essenciais para o sucesso americano durante a corrida espacial. Mulheres negras que, assim como Turing (homossexual), tiveram importância histórica e sofreram preconceitos.
Estrelas Além do Tempo é sobre as cientistas Katherine Johnson, Mary Jackson e Doroty Vaughn, com destaque maior para a primeira. Dirigido por Theodore Melfi, o longa trata o racismo e a segregação da época de forma impactante e, ao mesmo tempo, leve. O filme é divertido, apesar de ser um soco na boca do estômago. E esse é o grande ponto positivo.
Muitos filmes concorrentes ao Oscar têm utilizado o racismo como tema central. Contudo, sempre de uma forma que te faz ter vontade de chorar ou enfiar a cabeça em um buraco. Estrelas Além do Tempo tem esses momentos também, naturalmente, mas são poucos. Na maior parte do tempo você não sofre com as personagens, apenas quer vê-las bem por se sentir feliz com a presença delas. E o trabalho das atrizes para isso é essencial.
Taraji. P Henson está muito bem no papel de Johnson, assim como suas companheiras de cena. Octavia Spencer, por sinal, faz por merecer a indicação ao Oscar de Melhor Atriz Coadjvuante, apesar de ser questionável a escolha dela e a exclusão da cantora Janelle Monàe, que tem uma atuação tão boa quanto. Os homens do filme também atuam de forma satisfatória. Jim Parsons, famoso por The Big Bang Theory, está convincente, assim como Kevin Costner, que faz um excelente personagem.
A parte técnica de Estrelas Além do Tempo não deixa a desejar, mas também não apresenta nada muito revolucionário ou espetacular. No entanto, o roteiro adaptado pelo diretor e por Allison Schroeder merece a indicação ao Oscar, pois conta a história de uma maneira consistente, humana e dinâmica.
No fim das contas, Estrelas Além do Tempo se destaca por ser um filme com uma excelente mensagem, que é transmitida de uma forma diferente dos demais longas com essa temática, incluindo o forte candidato ao Oscar de Melhor Filme Moonlight. Provavelmente o filme não sairá como vencedor da maior premiação de Hollywood, mas ficará marcado pelo jeito como contou histórias escondidas que precisavam ser contadas.