Adaptações cinematográficas de clássicos literários da Ficção Científica são algo recorrente em Hollywood. Porém, alguns poucos filmes souberam fazer isso de forma competente. A Chegada é um dos grandes exemplos de boas adaptações. Adaptada de um conto, o filme foi além, conseguindo trazer discussões comuns ao gênero, sem perder as características de um blockbuster.
Dirigido por Denis Villeneuve e escrito por Eric Heisserer, adaptado do conto Story of Your Life, de Ted Chiang, o filme, estrelado por Amy Adams e Jeremy Renner, se assemelha em alguns momentos à obra Contato, de Carl Sagan; principalmente no seu argumento central. Uma mensagem profunda sobre a natureza humana e nossas limitações como espécie perante um Universo infindável.
Apesar da mensagem forte e um plot twist incrível, o desfecho de A Chegada pedia um clima mais denso e emotivo, algo que não ocorreu. Porém, independente disso, a história tem um desenvolvimento incrível, e traz as reflexões que toda boa ficção científica possui.
Os fãs de autores como Isaac Asimov, Philip K Dick e Artur C. Clarke se sentirão familiarizados e representados com a trama do longa-metragem, enquanto os espectadores de primeira viagem receberão um empurrãozinho para buscar por obras clássicas do gênero (tanto na literatura, quanto no cinema).
Depois de A Chegada, o hype para a sequência de Blade Runner, que também será dirigida por Villaneuve, está ainda maior. Que venham mais obras como esta, pois o cinema atual carece.