Você sabe qual é a mentira mais antiga na América, senadora? A que Batman vs Superman é um bom filme. Pois é. Um dos embates mais icônicos dos quadrinhos não faz jus ao enorme legado dos dois maiores heróis da cultura pop.
Vamos começar pela estrutura do filme. Altamente bagunçada e confusa, com transições de cenas mal trabalhadas, a história já começa confusa ao tentar construir uma base para criar as motivações para que o morcego de Gotham e o Azulão se enfrentem. Motivações inexistentes ou extremamente forçadas e fracas.
Ao mesmo tempo, o roteiro tenta construir os personagens e uma trama-base para expandir o Universo DC nos cinemas. Porém, faz isso de maneira tão grosseira e jogada na cara do expectador, que não existe um momento sequer em que é possível comprar a briga dos personagens que ali estão.
Ben Affleck foi uma surpresa. Atuação bem fiel ao estilo austero de Bruce Wayne; porém, sua compostura como Batman extravasa a agressividade do herói nos quadrinhos, o que é mais uma falha de roteiro e direção. Vemos um Batman sem boas técnicas de luta, dando golpes visualmente muito violentos, a ponto de você não acreditar que este é o herói que evita ao máximo matar. Inclusive, em diversos momentos fica a atender que a figura do justiceiro foi construída como um vingador, que ceifa a vida de seus oponentes. Como se não bastasse, em determinados momentos vemos o herói sentir receio e medo de maneira desesperada, de alguém que não domina a situação. Algo impensável para Bruce Wayne vestido com o manto do morcego, quando adota uma postura calculista e fria.
Apesar de elogiada por alguns críticos, a Mulher-Maravilha de Gal Gadot não consegue passar a imagem de uma guerreira amazona. Pelo contrário, parece uma fã fazendo cosplay da heroína. Além disso, sua presença no filme é simplesmente jogada. Sem introdução, (mais uma vez) sem motivação, sem nem mesmo uma breve satisfação do motivo dela estar ali.
Porém, o personagem com a construção mais incoerente de todas é Lex Luthor. A interpretação de Jesse Eisenberg passa muito mais a sensação de um Mark Zuckerberg megalomaníaco do que a de uma mente brilhante, centrada e séria (os mais icônicos traços do vilão). O ator não inova em nada no quesito atuação, repetindo a fórmula de suas representações padrões de “menino gênio”, já presenciadas em filmes como A Rede Social e Truque de Mestre.
A conclusão após assistir Batman vs Superman é de que a DC e a Warner tentaram claramente dar uma passo muito maior do que as próprias pernas, com o objetivo de expandir seu universo cinematográfico o mais breve possível. Isso faz com o que o filme tenha acontecimentos aleatórios, mal desenvolvidos, personagens superficiais e completamente infiéis às propostas de suas representações nos quadrinhos.
A história não só falha como filme, como também falha de forma rude com a própria mitologia dos quadrinhos da DC.
Que crítica fraca. Onde que a o filme falha com a mitologia dos quadrinhos? O filme foi feito para os fãs, tem tudo dos quadrinhos, jogos (Arkham) e da história americana. Motivações inexistentes para um confronto entre o Batman e o Superman? Cara você viu Man Of Steel? Fala sério. O Superman acabou com a cidade, matou várias pessoas das Indústrias Wayne, o que mais você quer? A apresentação dos novos heróis da DC foi crua, “Fã Service” como Borgo definiu. Poderia ter colocado nos créditos, mas coube no meio do filme também, quem é fã amou. Cara, o Batman teve toda essa violência por que? Se você apurasse melhor ia sacar que isso é um filme baseado no Cavaleiro das Trevas do Frank Miller! Esse é o Batman que ele construiu, violento e sombrio, e por favor não me venha falar da coreografia de luta do Batman, porque ficou sensacional, e novamente uma referência da saga de jogos de Arkham. Sinceramente, o filme tem seus erros sim, mas acho que não cabe citar esses que eu disse aqui em cima, essas características são todas retiradas das HQ’s, pelo amor de Deus, não me diga que o filme falha com os quadrinhos, apure melhor antes de fazer uma crítica fraca de quem não leu e pesquisou, e apenas foi na onda da maioria.
A motivação do Batman para querer lutar com o Superman foi bem explorada no filme, mas a motivação do Superman foi ridícula. Ao invés de ser um confronto entre as ideologias de cada um (que sim, diferem bastante), se tornou um combate desnecessário porque Superman não se comunicou rapidamente e Batman foi um impaciente violento maluco.
Concordo que as coreografias de luta do Batman são ótimas, mas a violência excessiva foi demais. Entendo que o Batman do The Dark Knight Returns é mais violento que o normal, mas lá as razões para tal são muito mais claras que nesse filme. Além disso, o Batman em Batman v Superman mata sem dó, e isso não é abordado em nenhum momento. Algo importantíssimo na imagem do Batman atualmente é sua regra principal de nunca matar, e nesse filme jogam essa regra pela janela sem explicação alguma.
Sobre muita coisa ter sido retirada da HQ… E daí? Se foi mal adaptado – como acredito que foi, e o autor da crítica parece concordar -, ficou ruim no filme. Não interessa que saiu tudo dos quadrinhos. Então você adiciona incontáveis referências desnecessárias e desconexas, num roteiro muito cheio e mal escrito, com vários personagens sem motivação, e uma edição truncada, e dá num filme bem fraco sim.
Eu fui com o filme com baixas expectativas, mas com uma mente aberta. Saí surpreso com o quão ruim foi a experiência, e certamente não tenho a mínima vontade de assisti-lo novamente. O que é uma pena, porque esses personagens mereciam algo grandioso, bem construído, e não só visualmente espetacular.
Amigão vamos ler as seguintes HQs, Batman ano um, e depois Batman cavaleiro das trevas do Frank Miller, ler o filho de krypton, e depois a morte e retorno do superman, sao as HQs base do filme. Leia um pouco antes de sair falando caquinha a respeito do filme que foi baseado encima de inúmeras HQs inclusive algumas que eu nem conhecia e passei a conhecer graças ao filme, outra joga injustices e depois le as Hqs também, ai tu entenderá os sonhos do Batman.