Normalmente quando se cria um produto da indústria cinematográfica, metas são traçadas (ou deveriam). Quanto o filme deverá arrecadar, quantas pessoas irão assisti-lo e qual será sua repercussão. Muitas vezes, obviamente, as coisas não ocorrem como o esperado, e filmes produzidos para estarem no topo das bilheterias se tornam verdadeiros fracassos. No entanto, com o filme que será abordado nesse texto foi diferente. Filme só não, marca.
Poucos acreditaram na ideia de George Lucas de fazer um filme que falava sobre espaço. Era tido como algo maluco para época. Prova disso é que a FOX lançou o primeiro filme permitindo que Lucas tivesse todos os direitos da marca do filme. Porém, o que era loucura do criador de Star Wars se tornou um fenômeno como filme e, principalmente, como marca.
A marca Star Wars já pode ser considerada “eterna” e é, sem duvidas, uma das mais lucrativas da história, comercialmente falando. O logo nunca mudou completamente, apenas sofreu leves alterações. Não é preciso colocar o nome do filme para saber que o tema abordado será Star Wars. Apenas a fonte dourada no seu fundo preto com estrelas já nos indica o assunto.
Star Wars agrada públicos completamente diferentes, e contar com personagens e ícones marcantes (incluindo a trilha sonora magnífica de John Williams) foi um grande diferencial. Com esses e outros elementos, a marca foi passando de uma geração para outra. Hoje em dia é possível adquirir itens que variam de canecas à réplicas perfeitas de sabres de luz. A marca atinge vídeo-games, HQs, brinquedos, materiais escolares, séries de TV, dentre outros.
George Lucas colhe os frutos da marca Star Wars desde o seu lançamento, em 1977. Ate na hora de vender a marca ele lucrou. Foram US$ 4,05 bilhões recebidos com a venda da LucasFilm para a Disney, que tinha como interesse principal criar novos filmes da saga e obter o retorno lucrativo espetacular que os produtos Star Wars tem gerado para seus proprietários. Bom para Disney, que já obteve sucesso com O Despertar da Força, e bom para os fãs, que terão filmes da franquia por um bom tempo nos cinemas e produtos da saga disponibilizados frequentemente.
A marca Star Wars está consolidada como um sucesso de mercado há mais de 30 anos e provavelmente irá permanecer por muito mais tempo. E que a força esteja com vocês assim como está com a marca Star Wars. Chega logo, Rogue One!!!