A era dos live-action chegou e parece que os bons filmes da leva também! Após Mogli: O Menino Lobo, a Disney voltou a acertar só agora, mas acertou em cheio. Aladdin é uma bela adaptação e merece aplausos. No entanto, nem tudo são flores, e agora você vai conhecer os pontos positivos e negativos do filme. Confira abaixo:
Pontos Positivos
Will Smith
Mais uma grande atuação para botar na conta de Will Smith. Um dos atores mais bem pagos de Hollywood criou um Gênio do seu jeito, apesar de ter pego boas referências da animação. Em alguns momentos, Will Smith carrega o filme com sua simpatia e grandes performances artísticas. Ótima escolha de elenco!
Protagonistas
Por falar em elenco, a escolha dos dois protagonistas foi muito assertiva. Naomi Scott fez uma Jasmine ainda mais legal, enquanto Mena Massoud teve uma bela interpretação, apesar de Aladdin ser um personagem naturalmente carismático. Além disso, a química entre os dois é gigantesca e aumenta a empatia do público.
Coreografias
As cenas de dança são espetaculares! Todos os atores, dublês e figurantes dançam bem e passam credibilidade. As sequências são gigantescas, estruturalmente falando, e devem ter exigido um trabalho muito exaustivo de toda equipe, especialmente do diretor Guy Ritchie.
Músicas
Mas para dançar precisamos de boas músicas, e as de Aladdin sempre foram admiráveis. O live-action manteve todas as icônicas e conseguiu acrescentar uma nova canção igualmente boa e representativa: Speechless. Os novos arranjos, as mudanças nas letras e as performances vocais foram muito satisfatórios e empolgantes. Não por acaso, os números musicais representam as melhores partes do filme.
Figurinos e Design de Produção
A fotografia do filme é bonita, mas não se compara aos figurinos e ao Design de Produção. Nesses dois quesitos, Aladdin dá um show e encanta. Torçamos para que venham as indicações ao Oscar 2020.
História Atualizada
A história de Aladdin é excelente, e o mérito da Disney foi atualizá-la de maneira coerente e atual, corrigindo e aperfeiçoando certas coisas. Só por seguir a maior parte do roteiro original o live-action merece aplausos.
Pontos Negativos
CGI
É, não deu para engolir muito os efeitos visuais, especialmente o CGI do Gênio. As cenas de Will Smith azul não são muito convincentes e, em algumas partes, chegam a ser feias. Entretanto, está melhor do que as imagens vistas nos primeiros trailers.
Vilões
Jafar e Iago são os antagonistas da história, e ao contrário do que ocorre na animação, eles não foram bem representados. A voz de Marwan Kenzari não é imponente e assustadora como a de Jafar deve ser, e isso é extremamente prejudicial, pois o medo que sentimos na animação não aparece no live-action. Além disso, o personagem tem menos espaço e menos atitudes macabras. Iago, por sua vez, parece querer mais repetir palavras do que expressar sua clássica ironia. Esses defeitos fazem com que o público não crie empatia com os vilões, algo que não acontece com os mocinhos, facilitando as resoluções positivas da história.
Mudanças narrativas
A atualização da história de Aladdin foi muito boa, especialmente no contexto envolvendo Jasmine. Porém, algumas passagens da narrativa original foram retiradas (como o envolvimento de Aladdin com um Jafar disfarçado na prisão) e fizeram falta.
Montagem
A edição do filme não chega a ser ruim, mas é muito acelerada em determinadas passagens, explorando menos alguns personagens e conflitos. Contudo, o esqueleto é o mesmo da animação, por isso funciona.