Apesar de dividir o mundo entre “amei” ou “odiei”, Batman vs Superman foi um grande evento cinematográfico. Expandindo, finalmente, o Universo da DC Comics nas telonas, o filme contou com várias referências que os fãs dos quadrinhos captaram (ou não). Separamos algumas delas.
Coringa
Existem duas referências ao arqui-inimigo do Batman nos filmes (que já foram mostradas nos trailers, inclusive). A primeira delas, o momento em que Clark Kent chega até Bruce Wayne, perguntando sobre a sua opinião do homem-morcego, e o playboy bilionário responde, provocando o homem de aço, “Talvez seja um pouco da Gotham em mim, mas já temos uma péssima história com malucos fantasiados de palhaços”.
A segunda referência é o uniforme do Robin, mostrado na Bat-caverna, com uma pichação escrita “HAHA JOKE’S ON YOU”, referenciando um icônico momento dos quadrinhos, quando o Coringa mata Jason Todd, o segundo menino prodígio.
Charada
Foi uma referência sutil, mas o Charada estava ali, e você nem percebeu. Repare na foto abaixo! Reconhece essa interrogação de algum lugar?
Ilha Stryker
Parte da luta contra o Apocalypse acontece na Ilha Stryker. Nos quadrinhos, esta ilha de Metrópolis é uma prisão, onde se encontram os maiores vilões do Superman.
Darkseid
Além da referência ao vilão vista em uma cena extra, liberada alguns dias após a estreia do filme, também é possível observar outra alusão a Darkseid durante o filme, mais especificamente durante o sonho do Batman. Na imagem abaixo, podemos ver a letra grega Ômega, símbolo do vilão.
Liga da Justiça
Umas das referências mais óbvias de Batman v Superman, os futuros integrantes da Liga da Justiça aparecem em diversos momentos do filme. Flash; Ciborgue, Aquaman e, claro, a Mulher-Maravilha fazem suas aparições, indicando o que está por vir no DCEU (DC Extended Universe).
O Cavaleiro das Trevas
Além da Liga da Justiça, esta foi uma das referências que todos captaram desde os primeiros trailers lançados. O embate ideológico de Batman e Superman é algo antológico nos quadrinhos, porém, o mais memorável de todos certamente é O Cavaleiro das Trevas, de Frank Miller. A graphic novel serviu como grande base de referências visuais para o filme (a começar pelo uniforme do Batman).