Um dos filmes mais consagrados de Stanley Kubrick, 2001: Uma Odisseia no Espaço completa 50 anos nesta semana. O longa-metragem teve uma relevância gigantesca na indústria cinematográfica, e hoje você vai lembrar ou conhecer 5 filmes que foram muito influenciados pela obra de um dos diretores mais geniais da história do cinema.
O Homem Que Caiu na Terra
Lançado em 1976, O Homem Que Caiu na Terra, filme protagonizado por David Bowie, conta a história de um alien humanoide que vem àTerra em busca de água, na tentativa de salvar seu planeta, que está em extinção. As justaposições, algumas das mensagens e o formato narrativo do longa se assemelham muito com os elementos presentes em 2001. Vale a pena a experiência se você é fã do clássico de Kubrick.
Alien, O Oitavo Passageiro
Ridley Scott é um fanático por ficção científica, e uma de suas grandes obras é Alien, O Oitavo Passageiro. Já se passaram quase 40 anos desde que o filme estreou, mas ele ainda é uma das referências do gênero. Não por acaso, a produção possui muitos pontos que remetem ao filme 2001, especialmente no que diz respeito à ambientação e ao clima denso (e tenso) dos filmes.
Blade Runner
Não bastava lançar Alien, Ridley Scott precisava comprovar que seu talento para ficções científicas não era sorte. Por conta disso, lançou o excelente Blade Runner, em 1982. O filme não teve muito apelo na época, mas ainda é considerado um ótimo filme “cult”. Ao misturar características Noir com androides e temáticas espaciais, Blade Runner consegue tocar em pontos existenciais muito presentes em 2001. Da mesma forma, podemos apontar semelhanças nos visuais entre os dois filme.
Interestelar
2001 é declaradamente um dos filmes preferidos de Christopher Nolan, e o diretor conseguiu deixar isso claro em Interestelar. O longa de 2014 tem muitas homenagens à obra de Kubrick. O robô Tas, por sinal, lembra muito o icônico monolito. A narrativa e o excesso de dramaticidade forçada de Interestelar, no entanto, fazem com que ele seja um filme ainda muito inferior ao longa da década de 1960.
A Chegada
A Chegada recebeu fãs e haters enfurecidos no ano de 2016. Visualmente falando o filme de Denis Villeneuve é incrível e aproveita enquadramentos clássicos de 2001. Além disso, a temática gera questionamentos filosóficos e linguísticos que já faziam parte do filme de Kubrick. Uma bela homenagem cinematográfica!