Pouco antes do lançamento do D20 Pocket sobre Albert Einstein, tivemos a triste notícia que, no mesmo dia do nascimento do cientista alemão, o físico Stephen Hawking havia nos deixado, após 76 anos de vida. Mesmo superando qualquer expectativa devido à sua saúde, a morte de Hawking foi inesperada e comoveu toda a internet.
Pensando nisso, achamos válido homenagear um dos maiores divulgadores científicos das últimas décadas, responsável por tornar as equações complicadíssimas da Física em alegorias excelente para o público leigo. Conheça algumas participações de Hawking na Cultura Pop!
Os Simpsons
Stephen Hawking já emprestou sua famosa voz sintética quatro vezes para Os Simpsons. A primeira vez ocorreu em 1999, no episódio “They Saved Lisa’s Brain”. Após Springfield ser conquistado pela Mensa, uma sociedade de pessoas de alto QI, Hawking chega até a cidade para ver a utopia dos superdotados, mas reprova a ação.
Enquanto os cidadãos de Springfield se revoltam contra a ditadura dos membros da Mensa, Stephen Hawking transforma sua cadeira de rodas em um helicóptero, e resgata Lisa. Além disso, ele declara que a teoria de Homer de que o Universo tem formato de donut é intrigante, e sugere que talvez utilize-a para seus estudos.
Futurama
O físico britânico também era fã da série animada Futurama, e obviamente também não ficaria de fora de participar de alguns episódios. Sua primeira aparição foi no episódio “Anthology of Interest”, em que Hawking é um dos guardiões de Al Gore, responsável por reparar qualquer ruptura no espaço-tempo contínuo. O próprio Fry descobre uma das rupturas, mas Hawking a nomeia com seu próprio nome antes, e alega que o mundo da física quântica jamais irá acreditar que Fry foi o responsável pela descoberta.
Star Trek: The Next Generation
Hawking foi a primeira pessoa a interpretar a si mesmo em Star Trek. Em um episódio, Data decide tentar compreender melhor a humanidade, programando o holodeck para participar de uma partida de poker com as maiores mentes da História: Isaac Newton, Albert Einstein e, claro, o próprio Stephen Hawking.
The Big Bang Theory
Em, possivelmente, sua participação mais famosa na Cultura Pop, na série The Big Bang Theory, o físico acaba com a reputação de todo um estudo realizado por Sheldon Cooper.
Quando conhece Sheldon, Hawking afirma que as teorias do físico teórico sobre as partículas do bóson de Higgs são interessantíssimas, mas depois acaba com a autoestima de Sheldon, dizendo “mas é uma pena que está errada”. Um erro aritmético na segunda página do artigo invalidava toda a ideia desenvolvida pelo personagem.
Saiba Mais:
Albert Einstein na Cultura Pop | D20 Pocket 19
Vídeo homenageia grandes cineastas que já faleceram
Gênios na Cultura Pop | D20 Lab 58