Hoje (22), completam 10 anos desde a morte de um dos grandes nomes da sétima arte: Heath Ledger. Foram inúmeros trabalhos marcantes do ator, e o seu legado é referência até hoje. Tendo nos deixado prematuramente, aos 28 anos de idade, Ledger incorporava com excelência os personagens os quais interpretava.
Separamos alguns dos filmes mais marcantes do ator, dando destaque, obviamente, para o seu trabalho de atuação, que nos leva a comprar toda a ideia da vivacidade de seus personagens.
Coração de Cavaleiro (2001)
Com direção de Brian Helgeland, o clássico e cômico filme medieval nos apresenta ao cavaleiro William Thatcher e sua busca por conquistar Jocelyn (Shannyn Sossamon). Dando vida a Thatcher, Heath Ledger incorpora o personagem de maneira cômica e incrivelmente divertida. Interpretando um sujeito comicamente metido, Ledger mostra sua versatilidade como ator.
Os Reis de Dogtown (2005)
Um filme de Catherine Hardwicke, em Os Reis de Dogtown, somos apresentados à história do skateboard, e Ledger interpreta Skip Engblom, um dos grandes responsáveis por impulsionar a popularidade do esporte. Aqui, vemos um Heath Ledger cruel, impetuoso e egoísta, com uma falta de modéstia espontaneamente perceptível. Uma atuação altamente convincente, que mostra a jornada de Engblom de maneira incrível. Os Reis de Dogtown certamente é uma obra subvalorizado, com uma excelente atuação de Ledger.
O Segredo de Brokeback Mountain (2005)
Dirigido por Ang Lee, o filme conta a história do jovem fazendeiro, Ennis Del Mar, e como ele se apaixona por outro homem, Jack Twist (Jake Gyllenhaal). O Segredo de Brokeback Mountain é uma das grandes referências quando o assunto é cinema inclusivo, e trouxe debates profundos sobre a homossexualidade, em uma época na qual o preconceito era muito maior.
Não à toa, Heath Ledger concorreu ao Oscar na categoria de Melhor Ator, e o filme levou a estatueta como Melhor Diretor (Ang Lee), Melhor Roteiro Adaptado (Larry McMurtry e Diana Ossana), e Melhor Trilha Sonora Original (Gustavo Santaolalla).
Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008)
Óbvio que a maior referência para o legado de Heath Ledger não ficaria de fora da lista. Já é clichê comentar sobre o Coringa do ator como o melhor já visto na Sétima Arte, mas isso ocorre por três motivos muito simples: é brilhante, fiel e original.
Ledger soube traduzir com maestria todo o espírito de um dos maiores vilões da história, com originalidade, e sem perder a essência realista do universo cinematográfico criado pela Trilogia Nolan.
Infelizmente, este foi o último trabalho do ator, que nos deixou prematuramente. Porém, não foi em vão. Além de tornar Ledger a maior referência em atuações do Coringa, o resultado final converteu em um Oscar na categoria de Melhor Ator Coadjuvante para o ator.
Saiba Mais:
Os 5 melhores trabalhos de Jennifer Lawrence
8 Curiosidades sobre o Batman | D20 Pocket 10
5 Grandes atuações de Cate Blanchett