Após um ano de espera, estreia hoje na Netflix a quarta temporada de House of Cards. Com atuações impecáveis, trilhas sonoras marcantes e roteiros bem construídos, a série de política da plataforma de streaming conquistou um público muito fiel nas três primeiras temporadas. Contudo, um dos fatores mais atrativos da produção é a semelhança com a realidade. Em muitas cenas ficamos com a sensação de que já vimos os acontecimentos fictícios da série acontecerem na realidade. Especialmente na política brasileira. Pensando nisso, separamos algumas frases do protagonista de House of Cards, Frank Underwood, que podem ser aplicadas no cenário político atual do Brasil.
“A estrada até o poder é pavimentada com hipocrisia e fatalidades”
Muitos políticos brasileiros realmente não medem esforços para vencerem eleições e serem poderosos. Pavimentar este caminho até o topo com hipocrisia já virou algo natural aqui no Brasil, uma pena que as fatalidades também são utilizadas, prejudicando uma boa parcela honesta da população.
“Democracia é tão supervalorizada”
Democracia é essencial e deve ser respeitada. Contudo, não pode ser tratada como solução e escudo para todos os problemas.
“Um grande homem uma vez disse: tudo é sobre sexo. Exceto sexo. Sexo é sobre poder”
Talvez por isso os políticos mais poderosos sejam os que mais fod#@ a população.
“Não há maneira melhor de acabar com um pingo de dúvida do que com uma inundação de verdade nua e crua”
Uma pena que no momento político atual é difícil saber quem está mentindo e quem está falando a verdade. Boatos, invenções e achismos estão por todos os lados: casas políticas, noticiários, mesas de bares e redes sociais.
“Amigos fazem os piores inimigos”
Em período de delações e chantagens políticas, a frase nunca fez tanto sentido.
“Proximidade com o poder ilude alguns a pensar que podem dominá-lo”
Bastante propício, já que muitos políticos que exercem funções extremamente poderosas acabam se perdendo pela falta de liderança e ilusão de que apenas o status basta para comandar algo e se livrar de escândalos e denúncias.
“O coração estrangula a mente quando atrai para si todo o sangue do corpo”
Um pensamento reflexivo para os radicais políticos que defendem partidos e políticos de uma maneira cega e irracional.
“Decisões baseadas em emoções não são decisões. São instintos”
Separar o emocional do racional é uma tarefa árdua. Especialmente quando se trata de uma rivalidade política, que se assemelha, cada vez mais, a de um clássico futebolístico. Logo, qualquer decisão de apoio ou revolta pode se tornar algo vago, visto que argumentos válidos são deixados de lado, em muitas oportunidades.
“A liderança é uma coisa maravilhosa e preciosa. Mas tem um preço: a solidão”
Afinal, quando crises e escândalos apertam ninguém é amigo de ninguém.
“Se não gosta de como a mesa está posta, vire a mesa”
Ou vote de maneira consciente.