Com a estreia do filme da Liga da Justiça, o Universo Estendido da DC (DCEU) está prestes a dar um grande passo nos cinemas. A equipe de heróis da editora está há década fazendo história nos quadrinhos, e isso certamente possibilita uma gama de tramas para inspirar o futuro do grupo nas telonas.
Pegamos alguns dos arcos mais renomados da Liga da Justiça nos quadrinhos, para se aprofundar ainda mais na grande equipe de super-heróis do Universo DC!
A Noite Mais Densa e O Dia Mais Claro
Apesar de, tecnicamente, serem histórias do Lanterna Verde, a lista de personagens que surgem nestas histórias é tão extensa, que definitivamente o arco merece um espaço entre grandes histórias da Liga.
Começando com A Noite Mais Densa, a história apresenta um Universo DC praticamente todo transformado em Lanternas Negros, que são basicamente zumbis, transformados pelo poder dos anéis negros. Trabalhando como escravos de Nekron, heróis caídos, vilões e até pessoas comuns atacam as formas de vida de todo o universo. Hal Jordan, então, reúne um grupo de heróis, criando a Tropa dos Lanternas Brancos, no intuito de derrotar Nekron.
Na história O Dia Mais Claro, os tais zumbis, renascidos após as batalhas entre os Lanternas Brancos e Negros, entram em uma busca dos motivos de terem sido ressuscitados. A história, aqui, lida mais com as repercussões do que com ações diretas, criando uma base para futuros outros arcos.
Crise Infinita
O arco da Crise Infinita entra na famosa Crise nas Infinitas Terras (comentamos sobre ela no ultimo D20 Lab). Vemos o retorno de Lex Luthor, do Superboy Primordial e da Lois Lane da Terra-2. Na história, Luthor tentar fundir todas as Terras, com o objetivo de criar um mundo perfeito.
Apesar da Crise nas Infinitas Terras ser um arco ainda muito complexo para ser trabalhado nos cinema, a base das histórias tem um potencial gigantesco para render boas adaptações, principalmente pelo fato de ter sido o acontecimento mais relevante de todo do Universo DC nos quadrinhos.
LJA: Justiça
Apesar das histórias da LJA: Justiça serem do selo Elseworld (ou seja, ocorrem em um mundo à parte do universo principal), muito do que presenciamos no título tem potencial para render boas adaptações para a equipe. Na trama, a Legion of Doom, uma sociedade de vilões criada por Lex Luthor, planeja matar diversos membros da Liga, para que o mundo entre em paz (de acordo com os termos dos próprios vilões, claro).
A ideia não é nova, pois parte do pressuposto do que seria do universo se, algum dia, os heróis falhassem em proteger a Terra; mas certamente poderia render um roteiro muito rico para o DCEU.
O Reino do Amanhã
O Reino do Amanhã é um dos arcos mais amados pelos fãs da DC Comics. Assim como o anterior, também integra as histórias do selo Elseworld. A trama se passa em um universo onde os integrantes da Liga, já idosos, se veem obrigados a sair de sua aposentadoria, com o objetivo de reestabelecer a ordem em uma sociedade desprovida de heróis tradicionais há muito tempo. Infelizmente, as facções criadas por Batman, Superman, Magog e Lex Luthor só causam mais danos ao mundo, o que leva a uma guerra civil entre heróis, com cada um tentando salvar as pessoas de um jeito próprio.
A história de O Reino de Amanhã certamente é um prato cheio para influenciar o Universo Estendido da DC, e poderia até mesmo servir como um encerramento para o mesmo, oferecendo um reboot quando os atores atuais não tiverem mais interesse ou possibilidade de interpretar os heróis da Liga.
Saiba Mais:
As Origens da Liga da Justiça | D20 Lab 72
Conheça as melhores histórias de Batman e Superman
As Origens da Mulher Maravilha