Stranger Things foi um dos maiores sucessos televisivos de 2016. Conquistando uma legião de fãs, a série original Netflix abordou diversas referências a obras clássicas dos anos 1980.
A segunda temporada estreia nesta sexta-feira (27) e, além de desenvolver os arcos apresentados em seu ano anterior, certamente irá nos agraciar com muitas outras referências para os que buscam por um pouco de nostalgia.
Separamos algumas das obras que inspiraram Stranger Things. Confira!
Os Goonies
Lançado em 1985, com direção de Richard Donner e produção de Steven Spielberg, Os Goonies é a referência mais clara utilizada pelos produtos de Stranger Things. Ambos desenvolvem uma jornada fantástica de um grupo de crianças, invocando no expectador um sentimento incrível sobre a visão de mundo infantil que todos nós temos durante os primeiros anos de vida. Até mesmo os personagens do filme de Donner se assemelham com Dustin, Will, Lucas, Eleven, e Mike.
E.T. – O Extraterrestre
Novamente temos Steven Spielberg por aqui. Lançado em 1982, E.T. – O Extraterrestre aborda a inocência infantil com o desconhecido de maneira brilhante, ao mostrar a relação de um grupo de crianças com um pequeno alienígena. O brilhantismo de Spielberg na direção do filme influenciou não só os criadores de Stranger Things, mas diversos outros grandes diretores, marcando a infância de muitos que nasceram na década de 1980 em diante.
A Hora do Pesadelo
Não só de histórias inspiradoras vive Stranger Things; a série também se inspira em clássicos do terror, como é o caso do filme A Hora do Pesadelo, franquia do famoso personagem Freddy Krueger. Lançado em 1984, o filme de Wes Craven trabalha aquele habitual medo do desconhecido e do sobrenatural, levando todos os medos de seus personagens a assombrá-los em seus próprios sonhos. É possível traçar um paralelo muito semelhante entre Freddy Krueger e o Demogorgon, a criatura que aterroriza as crianças (e adultos) de Stranger Things.
Akira
Pode parecer improvável, mas a cultura japonesa também está diretamente ligada entre as principais influências de Stranger Things. Lançado no ano de 1988, o anime Akira conta a história de um jovem que ganha poderes telecinéticos após passar por diversos experimentos realizados pelo governo, bem semelhante com o arco da Eleven. Certamente, é uma das referências mais implícitas da série, já que a história nem mesmo se passa durante os anos 80, mas sim em um futuro distópico, no ano de 2019 (bons tempos que 2019 era um futuro distante).
Fonte: i-D
Saiba Mais:
Veja bastidores de Stranger Things, nova série da Netflix
Confira a lista com todos os vencedores do Emmy 2017
Os Maiores Recordistas do Emmy Awards | D20 Lab 64