Há 78 anos estreava nos cinemas americanos O Mágico de Oz, um dos filmes mais marcantes de todos os tempos. Considerado o longa mais influente da história, de acordo com uma pesquisa da Universidade Northwestern, O Mágico de Oz possui algumas curiosidades e lendas bem interessantes. Para homenagear a obra de Victor Fleming, separamos algumas dessas curiosidades para vocês.
Fracasso
Em um primeiro momento, O Mágico de Oz foi um fracasso de bilheteria. Com um custo de 2,7 milhões de dólares, o filme arrecadou apenas 3 milhões quando foi lançado no cinema. O filme tornou-se o fenômeno que conhecemos hoje apenas no relançamento, que ocorreu em 1949, e quando foi exibido pela primeira vez na TV, em novembro de 1956, na CBS. A estimativa é de que 45 milhões de pessoas assistiram ao filme na ocasião.
Desejo por Totó
A fofíssima cachorrinha Totó (Terry na vida real) foi motivo de conflitos após as filmagens. A protagonista Judy Garland gostou tanto do “catioro” que quis adotá-lo. Entretanto, o dono do cairn terrier não gostou da ideia e recusou prontamente. Pelo visto, para Totó nunca existiu lugar como o próprio lar (pegou a referência?).
Pink Floyd
A grande lenda urbana que envolve O Mágico de Oz está relacionada ao álbum Dark Side Of The Moon, da banda Pink Floyd. Os adeptos de conspirações afirmam que se reproduzirmos o disco simultaneamente ao filme, as músicas encaixam perfeitamente nas cenas do longa. Apesar da banda negar, a experiência é realmente muito interessante e inusitada.
Frases
O Mágico de Oz também ficou famoso pelas frases de efeito marcantes e históricas para a cultura pop. Dita por Dorothy, a frase “Totó, tenho a sensação de que não estamos mais no Kansas” ficou em quarto lugar em uma lista feita pelo American Film Institute com as 100 frases mais importantes do cinema. Mas a grande frase do filme é “Não há lugar como nosso lar” (entendeu a referência acima agora?), que ficou em décimo primeiro lugar na lista das 100 frases mais importantes do cinema criada pela revista francesa Première em 2007, além de ter sido referenciada em várias obras cinematográficas e musicais.
Star Wars
Outra grande lenda que envolve O Mágico de Oz é a que diz o quanto Star Wars se baseou na história para criar seus personagens principais. C3PO por exemplo é muito parecido com o Homem de Lata, Chewbacca (nas devidas proporções) se parece com o Leão Covarde, assim como R2-D2 não se diferencia muito de Totó. As características de origem e personalidade dos personagens humanos também se assemelham. Han Solo tem uma honestidade típica do Espantalho, e Luke, assim como Dorothy, deixa sua casa para uma aventura. Além disso, ambos os protagonistas têm três figuras maternais/paternais. Dorothy tem duas bruxas más e uma boa, enquanto Luke tem Ben, Vader e o pai idealizado por ele.
Fontes:
Saiba Mais:
Grandes Musicais da História do Cinema
Canções Eternizadas na História do Cinema