Vinte anos já se passaram desde o lançamento do livro Harry Potter e a Pedra Filosofal. Sete livros e oito filmes fizeram, e ainda fazem, a alegria de muitos jovens loucos pelo mundo bruxo criado por J.K. Rowling. Para celebrar a data, fizemos um ranking polêmico sobre os melhores e piores livros e filmes da saga. Obviamente, essa lista muda de pessoa para pessoa, então fique à vontade para discordar nos comentários.
LIVROS
7- Harry Potter e as Relíquias da Morte
Apesar de ser o desfecho da saga, Harry Potter e as Relíquias da Morte não é tão bom quanto seus antecessores. Possivelmente foi o livro mais esperado, mas a ausência de Hogwarts e o clima de viagem do livro fizeram com que a obra não fosse tão encantadora quanto os outros volumes, apesar de ainda ser bom e bem intrigante, visto que tudo terminaria ali.
6- Harry Potter e a Câmara Secreta
O mistério da Câmara Secreta e sua resolução são simplesmente sensacionais, mas o segundo volume da saga Harry Potter não apresenta muita evolução dos personagens em relação ao primeiro livro, e também não tem o clima mais adulto adotado a partir da terceira parte da franquia.
5- Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban
Sem dúvidas Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban é um grande livro, especialmente pela relação surpreendente de Sirius e Harry. O livro apresenta novas etapas da mitologia de J.K. Rowling (como os lobisomens) muito bem, e merece um lugar no top 5.
4- Harry Potter e o Cálice de Fogo
A imersão no torneio Tribuxo é um dos pontos altos da saga de livros. Portanto, Harry Potter e o Cálice de Fogo é um livro excelente, que mistura competitividade, esporte e bruxaria em centenas de páginas. Isso sem falar que ele marca o crescimento dos personagens, visto que Harry presencia a primeira grande morte da saga acontece de uma forma perturbadora.
3- Harry Potter e a Ordem da Fênix
Em um livro muito adulto e com muitos mistérios e muitas reviravoltas, J.K. Rowling conseguiu transmitir o clima que a narrativa precisava em Harry Potter e a Ordem da Fênix, misturando conflitos adolescentes com mortes bem trágicas. O livro é grande, mas vale cada linha e cada lágrima.
2- Harry Potter e a Pedra Filosofal
O aniversariante Harry Potter e a Pedra Filosofal merece um lugar de respeito na lista. Afinal, neste livro J.K. Rowling criou e apresentou um universo mágico que conquistou fãs no mundo inteiro. Além de ter uma boa história, o livro detalha Hogwarts de forma brilhantes e bem dinâmica. Um ótimo começo de tudo!!
1- Harry Potter e o Enigma do Príncipe
Ao contrário do terrível filme, Harry Potter e o Enigma do Príncipe é um livro espetacular. Além de contar com a morte mais relevante da saga até aquele momento, a obra apresenta detalhes sensacionais da vida de alguns personagens da saga, como Voldemort e Snape. Isso sem falar do enigma do Príncipe, que é uma das melhores passagens misteriosas da franquia. Além disso, é neste livro que J.K. Rowling apresenta sua melhor forma de escrita.
FILMES
8- Harry Potter e o Enigma do Príncipe
Pode parecer bizarro, mas a história do melhor livro se transformou no pior filme da saga. Harry Potter e o Enigma do Príncipe resolveu pegar inspiração em Crepúsculo (modinha na época) e virou um filme de adolescente que mal trabalhou o mistério do príncipe mestiço. E os fãs ganharam o que com isso? Um filme horrível, no qual uma morte relevante ficou digna de revolta.
7- Harry Potter e o Cálice de Fogo
Parece que este foi o filme responsável por começar a decadência da saga nos cinemas. Bem abaixo do esperado, Harry Potter e o Cálice de Fogo não faz jus ao livro, e é um filme bem morno e muito mais adolescente do que deveria ser. Além disso, o pouco destaque para a Copa do Mundo de Quadribol é de dar nos nervos.
6- Harry Potter e a Ordem da Fênix
Outro livro com grande potencial acabou ficando ruim nos cinemas. Harry Potter e a Ordem da Fênix é bem cansativo, e a atuação dos atores nunca foi tão ruim. Uma pena. O que faz o filme não ser dispensável é a presença de Umbridge e dos irmãos Wesley. De resto…
5- Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2
O filme que representou o fim de Harry Potter nos cinemas (pelo menos até Animais Fantásticos ser anunciado) foi bom, mas também não foi excelente. Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2 foi bem frustrante na parte da batalha de Hogwarts, mas compensou pela sequência em Gringotes. No geral, merece um lugar no Top 5 pelo encerramento da saga.
4- Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 1
Em compensação, Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 1 surpreendeu e foi um bom filme. Por ser lançado após três filmes fraquíssimos, o longa não parecia ser muito bom, mas foi. Em um Road Movie mágico, David Yates fez seu melhor trabalho à frente de Harry Potter, e mostrou ter um conhecimento interessante sobre os personagens.
3- Harry Potter e a Câmara Secreta
Chris Columbus parece ter sido o cara certo para dirigir Harry Potter. Uma pena que o trabalho dele na saga só durou dois filmes. E Harry Potter e a Câmara Secreta foi a comprovação da competência do diretor. Mantendo o bom clima do primeiro filme, Columbus conseguiu fazer com que a sequência fosse muito boa, além de ter conseguido fazer um ótimo filme de suspense.
2- Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban
O filme mais diferente do livro é, ao mesmo tempo, um dos melhores da saga. Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban apresenta muitas alterações em relação ao terceiro livro de J.K., mas é uma ótima obra cinematográfica. A atuação dos atores é muito superior a dos outros filmes, e o clima é espetacular, assim como as sequências de ação. Obviamente, culpa do genial Alfonso Cuarón, o diretor mais brilhante que já passou pela franquia.
1- Harry Potter e a Pedra Filosofal
A primeira vez a gente nunca esquece. Especialmente quando ela é boa. E foi assim com Harry Potter nos cinemas. Com uma clima infanto-juvenil muito bem pensado, Harry Potter e a Pedra Filosofal é impecável, e conseguiu levar para os cinemas todas as mensagens e todo o ambiente pensados por J.K. Rowling para o mundo mágico de Harry Potter. Um filme que vale a pena ver, rever e sentir uma nostalgia constante.
Saiba mais:
A Fantástica Franquia de Harry Potter
As Semelhanças entre Harry Potter e Star Wars
Harry Potter: Como era o mundo quando o último livro foi lançado?