No dia 27 de novembro de 1972, a empresa Atari, Inc. abria oficialmente as suas portas, e o mundo não ainda sabia a influência e relevância que a marca traria para o universo do entretenimento e dos jogos eletrônicos.
Em comemoração aos 45 anos da empresa, separamos algumas curiosidades sobre uma das companhias de video games mais influentes do mundo. Confira!
O Preço de um MacBook Pro
Convertendo para os dólares atuais, o preço de um Atari provavelmente seria por volta do mesmo valor de um MacBook Pro. Em 1972, o fundador da empresa, Nolan Bushnell, investiu um valor de $250 na Atari. Em cinco anos, a companhia já valia $28 milhões, em, 10 anos, suas vendas bateram o valor de $2 bilhões.
Muitos consideram Bushnell como o pai da indústria dos games.
Wii Fit em 1982
A Atari’s Corporate Research Department criou o primeiro aparelho eletrônico para prática de exercícios físicos. Denominado Puffer, a ideia surgiu a partir do argumento de que muitas crianças (e até adultos) não praticam exercícios físicos o suficiente. Aproveitando a existência de um mercado promissor também para a área fitness, a empresa aproveitou para lançar games com propostas esportivas, como de ciclismo, por exemplo.
O Vale do Silício jamais seria o mesmo
Foi a empresa Atari a responsável por criar a cultura de descontração tão conhecida pelas grandes empresas do Vale do Silício. Com um ambiente de trabalho igualitário, a companhia possuía um código de vestuário bem casual, festas, e cerveja para comemorar vitórias nos negócios.
De acordo com um dos então designers da empresa, na época, o que lhe era cobrado sempre foi o resultado de entregar um jogo dentro de seis meses. Não importava como ele se vestia, as quantidades de horas trabalhadas, nem nenhuma das outras condutas tão cobradas pelo mercado de trabalho tradicional.
Windows e Atari
Em um acordo milionário, a Atari contratou uma companhia para auxiliar na linguagem de programação BASIC para o Atari 800. Um jovem desenvolvedor foi responsável pelo projeto. Um ano depois, o software ainda não tinha sido entregue, o que fez com que Alan Miller, programador e designer, assumisse o projeto, demitindo o jovem desenvolvedor.
A empresa que prestava o serviço era a Microsoft, e o jovem desenvolvedor era nada mais e nada menos que Bill Gates.
Fonte: Mental Floss
Saiba Mais:
5 Fatos sobre Super Mario Bros.
Para ir treinando: Jogos de luta no estilo de Injustice