Estreia nesta semana o quinto filme da franquia Piratas do Caribe. Protagonizado por Johnny Depp, Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar não tem recebido críticas muito positivas, e muitos já dizem que a série de filmes da Disney já está passando da hora de acabar. Entretanto, a saga de Jack Sparrow continua sendo muito rentável, apesar do quarto filme já não ter sido bom. É verdade que o terceiro da trilogia original também não foi um primor, mas pelo menos fazia parte de uma boa história.
Pensando nisso, separamos algumas grandes franquias do cinema que tiveram boas primeiras trilogias, mas que se perderam nos longas subsequentes. Confira abaixo a lista com as franquias cinematográficas que poderiam ter acabado após a primeira trilogia.
Indiana Jones
É inquestionável o talento de George Lucas para criar universos fictícios incríveis. Com Indiana Jones não foi diferente. Ao lado de Spielberg, Lucas fez com que a franquia estrelada por Harrison Ford fosse uma das mais famosas e legais do cinema. No entanto, pecaram por excesso no ano de 2008. Após uma trilogia original fantástica, Indiana Jones voltou às telonas em O Reino da Caveira de Cristal, e decepcionou. Em um filme fraco, com atuações dispensáveis e elementos incoerentes, a franquia decaiu, e não manteve o nível de Os Caçadores da Arca Perdida, O Templo da Perdição e A Última Cruzada. Torçamos para que a Disney, nova proprietária de Indiana Jones, queime nossa língua em um futuro próximo.
Missão Impossível
A franquia responsável por tornar Tom Cruise um astro de cinema famosíssimo também poderia ter acabado mais cedo. Apesar de não ter sido ruim, Missão Impossível – Protocolo Fantasma é um filme sem o mesmo encanto da trilogia original, composta por Missão Impossível 1, 2 e 3. Os exageros existem em todos os quatro filmes, mas a história apresentada nos três primeiros filmes são muito superiores. Para piorar, Missão Impossível – Nação Secreta foi lançado em 2015 e levou o posto de pior filme da saga.
Velozes e Furiosos
Falando em filmes de ação, outra franquia que poderia ter se limitado aos três primeiros filmes é Velozes e Furiosos. Os três capítulos iniciais da saga são muito legais, e realmente têm os carros como elementos fundamentais. A partir do quarto longa, Velozes e Furiosos virou uma saga de filmes de ação extremamente absurdos, que beiram o humor. Se tivesse acabado após Desafio em Tóquio, teria sido uma franquia interessante, e menos patética do que os filmes mais recentes.
A Era do Gelo
O excesso no número de filmes também existe no mundo das animações. O maior exemplo é A Era do Gelo. Os três longas iniciais da franquia foram hilários, e conquistaram muitos fãs. No entanto, a Blue Sky viu na saga uma mina de dinheiro, e aí pecou pelo exagero. Os dois filmes lançados posteriormente foram pífios, e não tiveram o mesmo sucesso de crítica e público que os antecessores. Obviamente, as crianças ainda se divertem, mas a apelação na linha do tempo dos personagens transformou uma ótima franquia em algo enfadonho.
Star Wars
Esse é um tópico polêmico, especialmente após os dois últimos filmes de Star Wars que foram lançados. Entretanto, a saga criada por George Lucas poderia sim ter acabado após a primeira trilogia. A história contada nos três primeiros longas se fecha muito bem, e a trilogia feita entre 1999 e 2005 só serviu para deixar a trilogia clássica com algumas incoerências. Obviamente, a Disney acertou na mão e conseguiu trazer de volta a essência da franquia em O Despertar da Força e em Rogue One. Contudo, se isso não tivesse acontecido, teria sido melhor pararmos em O Retorno de Jedi. Dessa forma, nunca teríamos conhecido um certo ser chamado Jar Jar Binks.
Saiba Mais:
Filmes que todo jovem deve assistir
A Indústria de Hollywood está ficando menos criativa?