No dia 22 de Junho de 1979, há praticamente 39 anos, chegava aos cinemas um dos maiores clássicos do terror: Alien – O Oitavo Passageiro, do diretor Ridley Scott. O filme obteve tanto sucesso que recebeu diversas continuações, nas mãos de James Cameron, e o spin-off não tão bem-sucedido, Prometheus.
Esta semana, temos a estreia de mais um filme da franquia, Alien Covenant, e, para aquecer para a retomada do terror espacial mais renomado do Cinema, separamos algumas curiosidades a respeito dos bastidores do filme de 1979.
- Antes de Alien, o roteirista Dan O’Bannon escreveu o filme Dark Star, uma comédia de John Carpenter com, basicamente, a mesma proposta do filme de Ridley Scott. A ideia serviu como a estrutura principal para o que presenciamos em Alien. O’Bannon, ao lado de Ronald Shusett, vendeu a ideia do filme com o argumento “Tubarão no espaço”.
- A nave principal, a Nostromo, recebeu esse nome em referência a um romance homônimo do autor Joseph Conrad.
- O design inicial para o xenomorfo (o alien) era algo tão assustador que os seus esboços ficaram sob custódio no aeroporto de Los Angeles. O’Bannon precisou ir até o local e explicar para os oficiais que eram trabalhos para um filme de terror.
- Um possível final para o filme seria a cena de Ripley, personagem de Sigourney Weaver, tendo sua cabeça arrancada pela criatura.
- Os trajes espaciais eram tão mal ventilados, que o elenco desmaiava de calor vez ou outra. Uma enfermeira ficava preparada, com um suprimento de oxigênio. A ventilação só foi melhorada após os filhos de Ridley Scott reclamarem do calor excessivo nos trajes.
- Os atores não sabiam como seria exatamente a cena em que o alien sai do abdômen do personagem de John Hurt. O diretor manteve tudo em segredo, para a reação de horror do elenco ser extremamente realista.
- O torso artificial criado para o momento que o alien sairia de dentro de Hurt ficou sobre a mesma, enquanto o corpo do ator estava por baixo. Quando a prótese jorrou o sangue, parte do líquido atingiu o rosto da atriz Veronica Cartwright, que desmaiou.
- Alien recebeu o Oscar de Melhores Efeitos Visuais, e foi indicado na categoria de Melhor Direção de Arte.
Saiba Mais:
Os Grandes Clássicos Obrigatórios do Terror
Confira fotos do making of de grandes filmes da história do cinema
Um excelente filme com o trabalho de Sigourney Weaver. Eu adoro muito os livros por as histórias e sem dúvida 7 Minutos depois da meia noite é umo dos melhores filmes com Sigourney Weaver , já queria assistir e agora é um dos meus preferidos. Li o livro em que esta baseada faz alguns anos e foi uma das melhores leituras até hoje, e sem dúvida teve uma grande equipe de produção. É muito inspiradora, realmente a recomendo.