Se você é apaixonado por séries como Games of Thrones, histórias de Bernard Cornwell e jogos como The Witcher, é muito provável que você já seja um apaixonado pela série Vikings. Caso contrário, fica aí a nossa dica para mais uma série que irá tomar tempo de boa parte dos seus finais de semana (e valerá a pena!).
A série é um drama histórico, criada por Michael Hirst, transmitida pelo History Channel. A história se baseia na vida de Ragnar Lothbrok, um dos vikings mais lendários da História. Atualmente, ela já foi renovada para a sua quinta temporada, e é aclama pelo público e pela crítica. Conheça algumas curiosidades sobre o drama televisivo e cultura nórdicos!
Apesar de alguns fatos históricos, a lenda de Ragnar Lothbrok se confunde muito entre história e mito. Como muitos contos escandinavos e celtas, a linha entre mitologia e História é muito sutil, e os estudiosos assumem que não existem confirmações para alguns acontecimentos considerados partes da cultura viking.
Muitos outros contos nórdicos associados ao personagem de Ragnar (na série) foram, na verdade, feitos de outras personalidades vikings famosas, em outros tempos, inclusive.
No decorrer dos episódios, somos apresentados a uma cultura de guerra relacionada com uma pintura nos olhos, com pigmentação negra. Este detalhe da produção é bem fiel a fatos históricos confirmados por declarações de cidadãos do oriente médio que presenciaram a cultura nórdica de perto. A pintura nos olhos que os vikings utilizavam era feita de um material denominado “Kohl”. Ela ajudava a diminuir a sensibilidade dos olhos perante a luz do sol, além de ser uma forma de seduzir parceiros sexuais.
Muitos filmes e seriados costumam errar quanto ao modo de combate utilizado pelo povo nórdico. Muitos os retratam como guerreiros que empunhavam uma espada e, às vezes, um escudo. Porém, o escudo era a principal forma de ataque e defesa de um viking, enquanto machados e espadas eram utilizados como armas secundárias. Um combate direto entre espadas era algo muito raro entre os vikings.
Se você já assistiu aos primeiros episódios da série, já sabe que Ragnar utiliza uma espécie de cristal para se guiar através da luz do sol durante navegações em dias nublados. No entanto, antes mesmo da estreia do seriado, historiadores já debatiam a veracidade da existência de um artefato deste tipo, já que nenhum foi descoberto em territórios vikings.
Ainda existem buscas e debates sobre a utilização dos tais cristais para encontrar a localização do sol em dias nublados pelo povo nórdico, mas muitos historiadores acreditam ser possível a veracidade desta hipótese. Mesmo que não seja comprovado que os vikings tenham utilizado do artifício do cristal, já é fato que outras culturas já usufruíram do artefato para localizações marítimas.
Fonte: Academie Duello
Saiba mais:
Filmes que a Geração Millennial deve assistir
Confira fotos do making of de grandes filmes da história do cinema