Ainda nos restam alguns dias de 2016, mas os filmes de super-heróis deste ano já terminaram. Todos foram lançados e alcançaram bons números nas bilheterias, como de costume. No entanto, alguns desses longas agradaram mais do que outros. Portanto, fizemos um ranking dos filmes Marvel, Fox e DC de 2016. Obviamente, esta é uma lista opinativa, logo, deixe sua opinião nos comentários caso discorde da posição do seu filme de herói favorito. Confira abaixo:
6- Esquadrão Suicida
Após vários trailers e imagens promocionais interessantes, Esquadrão Suicida foi lançado em Agosto. E decepcionou. Com uma narrativa fraca e em alguns momentos confusa, o filme é muito ruim e cansativo. Até mesmo os dois personagens mais aguardados do longa decepcionam. Se por um lado a Arlequina de Margot Robbie tem alguns defeitos, o Coringa de Jared Leto só tem defeitos. A DC foi decepcionante em 2016, e Esquadrão Suicida consegue levar o título de pior filme de heróis do ano.
5- Batman vs Superman: A Origem da Justiça
O filme de super-herói mais aguardado de 2016 talvez tenha sido Batman vs Superman: A Origem da Justiça. E, infelizmente, ele também foi decepcionante. Com plot twists horríveis e justificativas fracas para os conflitos, o longa é muito ruim e não captou o espírito dos heróis mais famosos da DC. Entretanto, o filme ainda apresenta elementos positivos, como o ótimo Batman de Ben Affleck. Contudo, passa longe de ser o melhor filme nerd do ano.
4- X-Men: Apocalipse
Em 2016 nós também tivemos o retorno dos X-Men. Mantendo o ritmo de seu antecessor, X-Men: Apocalipse consegue ser um filme bom, mas que não aproveita todo o potencial dos mutantes, além de contar com erros e escolhas precipitadas, sendo a principal delas o fato de a Mística, interpretada por Jennifer Lawrence ter se tornado um heroína extremamente bondosa. Ao mesmo tempo, o vilão que dá nome ao filme também não convence, muito por conta do visual trash. Porém, X-Men: Apocalipse tem mais acertos do que erro, e pode ser considerado um bom filme.
3- Doutor Estranho
A Marvel alcança o terceiro lugar da lista com a estreia de um dos heróis mais legais de seu universo. Doutor Estranho surpreendeu nas bilheterias e também na qualidade. É o filme de super-herói visualmente mais bonito dos últimos anos (talvez da história) e, ao mesmo tempo, o longa mais complexo do MCU. Benedict Cumberbatch nasceu para o papel (algo recorrente em sua carreira) e começa sua jornada rumo ao posto de grande estrela dos filmes da Marvel. Mas, apesar dos pontos positivos, Doutor Estranho tem uma narrativa relativamente fraca, mas que acaba sendo esquecida perante ao visual e ao clima Marvel presentes na produção.
2- Capitão América: Guerra Civil
Merecidamente, o segundo lugar da lista fica com Capitão América: Guerra Civil. O terceiro filme do Cap é muito consistente e interessante. Com a presença dos Vingadores e do nosso queridinho Homem-Aranha, o longa consegue fechar alguns ciclos do MCU e começar outros com maestria. Vale destacar também as cenas de luta do filme, que conseguem ser extremamente realistas e nem um pouco coreografadas, ao contrário de Batman vs Superman. Capitão América: Guerra Civil não é o melhor filme da Marvel, mas é sem dúvidas o melhor filme convencional de super-heróis do ano de 2016.
1- Deadpool
No entanto, o melhor filme de heróis do ano não é nem um pouco convencional. E sinceramente, não é nem muito um filme de herói. Deadpool foi lançado em Janeiro, mas não foi superado por nenhum outro filme do estilo em 2016. Talvez por fugir muito do estilo e por zuar a indústria dos filmes de super-heróis. Com piadas precisas e engraçadas, Deadpool conseguiu agradar fãs da Marvel, da DC e até aqueles que não gostam muito de filmes de heróis. Ryan Reynolds também conseguiu se reerguer após interpretar um Lanterna Verde horrível, e não por acaso tem concorrido a vários prêmios da indústria, assim como o filme. Deadpool é um dos melhores anti-heróis de todos os tempos, e em 2016 o seu filme conseguiu superar todos os mocinhos e vilões da Marvel e da DC. Ponto para a Fox, que se vê preparada para seguir o caminho dos filmes de herói com censuras elevadas e elementos empolgantes. Que venha Logan!!