Depois de pouco mais de cinco anos, os fãs de Harry Potter finalmente puderam reencontrar a magia do universo de J.K. Rowling nos cinemas. Animais Fantásticos e Onde Habitam estreou na última quinta-feira (17/11) e já mostrou que tem um grande potencial para ser a mais nova mina de ouro da Warner Bros.. A nova saga do universo mágico terá cinco filmes, e o primeiro já começou muito bem.
Para começar, o clima de Animais Fantásticos e Onde Habitam é muito bom. É impossível um fã de Harry Potter não se entusiasmar com a logo da Warner aparecendo no início, assim como também é pouco provável que as pessoas não sintam uma nostalgia da época em que Harry Potter era uma das coisas mais importantes de suas vidas. Apesar da ambientação ser diferente, especialmente pelo fato da história se passar nos Estados Unidos, o filme conseguiu capturar a energia de Harry Potter, coisa que David Yates sabe fazer muito bem. No caso, talvez uma das poucas coisas que ele saiba fazer bem.
O filme peca em alguns aspectos, e muitos deles por culpa de Yates. A falta de talento do diretor para guiar as atuações deixa algumas cenas muito teatrais e forçadas. Ao mesmo tempo, Yates consegue deixar momentos que deveriam ser interessantes entediantes e desconexos. No entanto, a narrativa feita por J.K. Rowling compensa boa parte das falhas.
A apresentação do universo dos animais fantásticos de Newt Scamander e dos novos personagens é muito boa. Como de costume, J.K. Rowling tem uma capacidade incrível de criar bons personagens e inseri-los no universo da magia. Entretanto, a fragilidade de alguns conflitos, fato já existente nos livros de Harry Potter, enfraquece um pouco a história, que em alguns momentos procura as soluções mais fáceis e se faz previsível.
Animais Fantásticos e Onde Habitam também conta com boas atuações. Apesar de manter os trejeitos de seus personagens anteriores, Eddie Redmayne está bem no papel de Newt, assim como seus colegas de elenco. Mas o destaque vai para Ezra Miller, que está muito bem no papel de Credence. Por sinal, Johnny Depp também consegue engrandecer o filme em suas aparições, tornando-se um dos pontos de destaque do longa.
No geral, Animais Fantásticos e Onde Habitam é um filme feito para os fãs do mundo de Harry Potter, mas que também é divertido e leve. Logo, consegue agradar pessoas que também não são muito ligadas à saga. Caso a Warner consiga manter o ritmo, a tendência é que a franquia seja um sucesso completo, do primeiro ao quinto filme.