Café Society, novo filme de Woody Allen, estreia no Brasil neste semana. Para entrar no clima, selecionamos hoje algumas atrizes que se tornaram “queridinhas” do diretor ao longo de sua deslumbrante carreira. Seja pelos elogios de Allen ou pela quantidade de filmes que fizeram com ele, estas atrizes merecem um lugar nesta lista e, tenho certeza, aprenderam muito com Woddy Allen. Confira:
Diane Keaton
O caso mais famoso é o de Diane Keaton. A relação de Woody Allen com protagonista de Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (Annie Hall) foi além das telas de cinema, visto que os dois mantiveram um relacionamento amorosos por alguns anos. No entanto, a parceria foi fundamental para o sucesso de ambos na indústria do cinema. Dizem que Woody Allen escreveu Annie Hall para Diane Keaton. O filme, por sinal, se tornou o maior sucesso da carreira da dupla. Rendeu um Oscar de melhor atriz para Keaton e de melhor filme, diretor e roteiro original para Allen. A dobradinha ainda se repetiu em Manhattan, Um Misterioso Assassinato em Manhattan, mesmo após a separação do casal, que aconteceu em 1975.
Mira Sorvino
Woody Allen também costuma lançar atrizes na indústria cinematográfica, e o principal caso é o de Mira Sorvino. Apesar de já ter tido feito outros filmes antes de trabalhar com Allen, a atriz ganhou importância na sétima arte com Poderosa Afrodite, filme de 1995 do diretor. A atuação de Mira lhe rendeu o Oscar de melhor atriz e um passaporte para outros filmes de Hollywood.
Scarlett Johansson
Match Point marcou a volta das críticas positivas aos filmes de Woody Allen e o início da parceria do diretor com Scarlett Johansson, sua atriz favorita dos anos 2000. Além desse longa, os dois trabalharam juntos em Scoop e Vicky Cristina Barcelona. Três produções completamente diferentes, mas que fizeram com que Johansson evoluísse muito como atriz e com que Woody Allen voltasse a ser o grande diretor que ficou escondido por alguns anos. Ou seja, uma grande parceria, que foi satisfatória para ambos.
Emma Stone
A mais nova atriz favorita de Woody Allen é, sem dúvidas, Emma Stone. Além de já ter enchido a jovem de elogios, o diretor já trabalhou com ela em duas oportunidades: Magia ao Luar e O Homem Irracional. E isso em um intervalo de dois anos. Provavelmente a parceria ainda irá se repetir, mas Emma Stone ainda tem muito a crescer com o diretor, pois suas atuações nesses longas ainda não são tão satisfatórias, apesar do talento da atriz ser visível.
Mia Farrow
A relação entre Mia Farrow e Woody Allen é, sem dúvidas, uma das mais complicadas da história do cinema. Com acusações de abuso e o descobrimento de uma relação de Allen com sua filha, Farrow se tornou uma atriz odiada pelos fãs do diretor e amada pelos haters. No entanto, deixando um pouco a história pessoal de lado, ambos fizeram vários bons filmes juntos. A Era do Rádio, Zelig, Contos de Nova York, A Rosa Púrpura do Cairo e Hannah e suas Irmãs são alguns deles. Cinematograficamente falando a parceria foi um sucesso. Uma pena que a vida pessoal tenha se sobressaído de maneira tão intensa aos bons filmes que Farrow e Allen fizeram juntos.
Conclusão
Woody Allen é um cineasta que divide opiniões, mas que sabe dirigir atores como poucos, tanto que ajudou muito no crescimento das atrizes citadas. Agora é hora de comprar seu ingresso e curtir Café Society. E para se envolver ainda mais com o talento de Woody Allen, veja também nossa matéria especial com cinco filmes do diretor.