Se tem uma coisa que o cinema nos prova é que a propaganda é a alma do negócio. Um bom trailer consegue chamar a atenção para um filme, por mais que o resultado final seja uma catástrofe.
Confira alguns filmes que as agências responsáveis por anunciá-los (ou seja, produzir os trailers) foram muito mais eficazes do que os próprios idealizadores da história integral.
Prometheus (2012)
Como já comentado no D20 Lab desta semana, o filme de Ridley Scott é recheado de problemas e inconsistências de roteiro. No entanto, o seu trailer soube vender muito bem uma ideia, sem revelar detalhes de como seria desenvolvida.
Uma ameaça bem apresentada e um ambiente com grande potencial foram a fórmula ideal para se construir um teaser muito melhor do que o desenrolar do próprio filme.
Matrix Reloaded (2003)
Os dois últimos filmes da Trilogia Matrix não fazem jus ao primeiro. Porém, com um teaser exibido no super bowl, o que estava por vir criou grande alvoroço nos fãs do universo criado pelas irmãs Wachowski.
As cenas de ação e jornada de Neo prometiam continuar com uma mega produção e história recheada de alegorias filosóficas; mas, no final das contas, a trilogia se encerrou com algumas inconsistências narrativas, deixando um gosto amargo na boca de muitos fãs.
Homem de Ferro 3 (2013)
Quando o terceiro filme de Tony Stark chegou aos cinemas, a sensação passada foi de que era apenas uma vontade de seguir com outro filme do cabeça-de-lata. Algumas soluções tiradas do nada e potenciais de vilões desperdiçados fizeram com que este filme não recebesse tanta relevância dentro do Universo Cinematográfico Marvel.
Sem Jon Favreau na direção, o mérito do filme fica para os produtores do trailer, que fizeram um ótimo trabalho, tentando vender um filme com uma pegada muito mais densa que os dois primeiros longas do Homem de Ferro.
Star Wars – Episódio I: A Ameaça Fantasma (1999)
O Episódio I é certamente uma das maiores decepções para os fãs da saga dos Skywalkers. No entanto, não foi esse tipo de alvoroço que foi presenciado durante o lançamento de seu trailer.
Todos esperavam ansiosamente retornar para o universo de George Lucas depois de 16 anos, quando O Retorno de Jedi havia sido lançado; e o trailer não fez por menos. Apresentou mais lightsabers, mais jedi, mais naves, criaturas espaciais.
Já não bastasse isso, apresentou tudo com uma computação gráfica crescente, característica de muitos lançamentos da década de 1990. O que acabou se tornando um defeito graças aos exageros de Lucas.
Infelizmente, o trailer, mais uma vez, foi melhor do que seu próprio filme, e a expectativa falhou miseravelmente em ser correspondida.