Foi lançado ontem o mais novo filme original da Netflix,The Fundamentals of Caring. Assim como Como Eu Era Antes de Você, em cartaz nos cinemas, a produção da empresa de streaming acompanha a história de um deficiente físico e seu cuidador. No entanto, a abordagem é completamente diferente.
A comparação é inevitável, visto que ambos os filmes foram lançados praticamente no mesmo período. Contudo, apesar do tema em comum e de algumas semelhanças, os desdobramentos, as discussões e os personagens são bem distantes. Positivamente, os dois são satisfatórios e cumprem suas propostas.
The Fundamentals of Caring possui dois personagens principais. Trevor (Craig Roberts), um jovem sistemático com distrofia muscular e um humor sádico, e Ben (Paul Rudd), seu cuidador. Com duas grandes atuações, Roberts e Rudd carregam o filme nas costas. A química entre os dois é incrível, tanto pela carga dramática quanto pela comicidade. Paul Rudd encontra-se em uma grande fase da carreira, e esta nova produção da Netflix é uma oportunidade de vermos o ator de uma maneira completamente oposta à apresentada em Homem-Formiga, por exemplo.
Ao contrário do que vemos em Como Eu Era Antes de Você, o deficiente de The Fundamentals of Caring preza pela sua vida. E, apesar do senso de humor apurado, tem medo de perdê-la, o que torna o filme tão envolvente. Trevor e Bem saem em uma viagem pelos Estados Unidos que muda a vida do cadeirante. Durante o caminho nos sentimos parte da “aventura” e nos identificamos com as dificuldades de Trevor. E o mais legal, não com as dificuldades físicas, e sim com as emocionais, como as incertezas de um primeiro encontro e a sensação indescritível de ter um sonho realizado.
As atrizes coadjuvantes também não deixam a desejar. Além de terem atuações satisfatórias, Jennifer Ehle, Megan Ferguson e Selena Gomez são fundamentais para o desenvolvimento pessoal dos protagonistas e, consequentemente, da história. Porém, todas poderiam ganhar um pouco mais de espaço no enredo, que apesar de algumas previsibilidades (especialmente para quem já viu Os Intocáveis e Como Eu Era Antes de Você) é muito bem-estruturado e dinâmico.
The Fundamentals of Caring é uma típica comédia Indie (não à toa foi lançado no Sundance Film Festival) com o selo de qualidade da Netflix. Uma produção que nos faz sonhar, viajar e refletir sobre a importância das coisas mais simples da vida. E tudo isso com muito bom-humor, excelentes performances artísticas e imagens belíssimas dos Estados Unidos.
É uma pena não encontrarmos filmes deste tipo com frequência nos cinemas. Entretanto, espero continuar tendo contato com eles em casa. Por tanto, vida longa à Netflix e às comédias Indies. E, principalmente, vida longa à junção delas.
2 Replies to “The Fundamentals of Caring: Filme Indie da Netflix apresenta dinamicidade e boas atuações”