Incomodado com a pequena quantidade de alunos presente nas aulas de Harry Potter durantes os filmes, um fã elaborou uma teoria sensata e triste sobre o porquê disso acontecer. De acordo com os livros de J.K. Rowling, Hogwarts teria mil estudantes. No entanto, nos filmes podemos reparar que existem apenas dezoito alunos da Grifinória na turma do protagonista. Consequentemente, a conta não bate, como o BuzzFeed comprovou.
O ensino de Magia e Bruxaria em Hogwarts dura sete anos. Logo, se dividirmos o suposto número total de alunos (1000) por sete, chegaríamos à conclusão de que cada ano deveria ter 143 alunos. Ou seja, cada casa contaria com 35 alunos. Qual seria então a explicação para a turma de 1998 da Grifinória ter apenas dezoito? Por que ela é uma exceção? Aí entra a teoria do usuário do Tumblr marauders4evr.
De acordo com ele, a classe de 98 pode ter menos estudantes pois as crianças que não nasceram seriam concebidas no período em que Voldemort estava no auge (1979-1981). Dezenas de adultos aderiram à Ordem, vários civis foram mortos em ataques de Comensais da Morte e muitos adultos não quiseram ter filhos por conta do momento delicado. Com isso, é possível que uma seca de bebês tenha acontecido por alguns anos no mundo bruxo, fazendo com que a turma de Harry fosse menor.
Se considerarmos que Harry tinha pouco mais de um ano quando Voldemort foi derrotado pela primeira vez, podemos assumir que o ano de seu nascimento, o anterior e alguns dos anos posteriores foram tempos com poucos nascimentos de crianças, visto que se tratava de um período de guerra. Contudo, anos depois um baby boom aconteceria, fazendo com que por volta do terceiro ano de Harry na escola o número de estudantes voltasse ao normal (as semelhanças com a Segunda Guerra Mundial se tornam cada vez maiores).
A teoria também pode incluir o epílogo da série, que acontece dezenove anos após a Batalha de Hogwarts, na qual Harry derrotou Voldemort pela segunda vez. Nele, vemos Teddy Lupin, um jovem que, assim como Harry, nasceu durante o fim de uma guerra com Voldemort e, provavelmente, faz parte de uma turma pequena, enquanto o filho mais velho de Harry e Gina deve fazer parte de uma classe muito maior.
Obviamente, o baixo número de alunos na turma de Harry também pode ser uma falha dos livros e/ou dos filmes ou pode significar que poucos alunos foram selecionados para a Grifinória no ano em que Harry Potter chegou à Hogwarts. Entretanto, a teoria faz sentido. Menos para os Weasleys.