Se existe um nome que conquistou enorme respeito no cinema, tanto na parte artística quanto de produção, é Stanley Kubrick. O cineasta não só eternizou cenas, personagens e músicas na sétima arte, como também exercia grande respeito dentro dos próprios estúdios, o que levou Kubrick a ter total controle criativo e de distribuição sobre seus filmes.
Pensando nisso, separamos cinco filmes do diretor que você precisa conhecer. Prepare-se para fazer um intensivão cinematográfico e se tornar fã de uma das mentes mais influentes da História do Cinema.
O Iluminado
Jack Nicholson está cravado a ferro e fogo como um dos maiores atores de Hollywood, e seu trabalho nesta adaptação da obra homônima de Stephen King foi um dos grandes responsáveis.
Apesar do autor da obra original não admirar o resultado final, como comentamos neste D20 Lab, o filme criou uma legião de fãs e é considerado até hoje um dos melhores filmes de terror já feitos.
Nascido Para Matar
Se você é fã de filmes de guerra, provavelmente conhece títulos como O Regasto do Soldado Ryan e Apocalypse Now. Esse último, dirigido por Coppola, se passa na guerra do Vietnã, e é considerado um dos melhores filmes sobre a guerra. No entanto, se procura um filme sobre tal guerra e deseja um olhar fora do padrão, Nascido Para Matar é uma história que você precisa assistir!
Stanley Kubrick conta uma narrativa com momentos incomuns, dando destaque principalmente ao treinamento pesado que os soldados eram submetidos antes de entrar propriamente para os campos de batalha.
Com um elenco incrível, incluindo Vincent D’Onofrio (o Wilson Fisk da série Demolidor), Nascido Para Matar é um filme de guerra fora do padrão hollywoodiano que estamos habituados.
Aliás, o elenco é tão fantástico que o ator R. Lee Ermey foi um dos poucos que recebeu o alvará de Kubrick para poder improvisar em um dos filmes do diretor!
Laranja Mecânica
Provavelmente a mais famosa das obras do cineasta, Laranja Mecânica entrou com uma referência constante na Cultura Pop. Já foram referências em desenhos animados, outras grandes obras, estampas de camisetas, tatuagens, etc.
Adaptado do livro homônimo de Anthony Burgess, o filme de Stanley Kubrick é uma obra tão completa e bem estruturada, que o diretor ousou alterar até mesmo seu final, de acordo com seus próprios ideais de personagens e tramas que se desenvolveram.
Um filme com uma trilha sonora clássica, adaptada sonoramente por Walter Carlos (Wendy Carlos, atualmente), mostrou ao mundo o talento do ator Malcolm McDowell e nos ensinou o conceito de ultraviolência.
Barry Lyndon
Considerado por Martin Scorsese como o melhor filme de Kubrick, Barry Lyndon é considerado um filme com uma riqueza histórica fascinante. O cineasta não só usou iluminação natural (luz de vela) na composição de suas cenas, como pediu para que seus diretores de arte estudassem a fundo o visual de obras de arte feitas durante o período em que a história do longa-metragem se passava.
Cada cena deste filme parece um quadro da época. As atuações são indescritíveis e Kubrick soube transportar o espectador com maestria para o ambiente histórico então narrado.
2001: Uma Odisseia no Espaço
Já comentado no D20 Lab 01 como um filme com trilha sonora marcante, 2001: Uma Odisseia no Espaço é até hoje considerado uma das melhores produções cinematográficas de ficção científica.
Kubrick, ao lado de Arthur C. Clarke, fez uma obra tão icônica, que suas influências podem ser observadas até mesmo em outras obras espaciais marcantes, como Star Wars, Gravidade e Interestelar.
O filme foi uma revolução em efeitos especiais, narrativa e uso de trilha sonora. Muitos críticos afirmam ser o ápice criativo de Stanley Kubrick.
One Reply to “5 Filmes para se tornar fã de Stanley Kubrick”