As Olimpíadas ainda não terminaram, mas outro evento já teve início no Brasil hoje: a campanha eleitoral. Neste ano em âmbito municipal, as eleições serão realizadas em Outubro. Aproveitando isso e o fato de que as eleições americanas também estão dando o que falar, resolvemos fazer uma seleção com cinco grandes filmes que abordam a política como um dos temas centrais. Afinal, nem tudo na cultura pop se resume a House of Cards quando o assunto é política. Confira a lista abaixo:
Ele Está de Volta (2015)
Baseado no livro homônimo de Timur Vermes, Ele Está de Volta é um filme alemão que foi disponibilizado na Netflix brasileira recentemente. A história mostra como seria se Adolf Hitler acordasse nos dias atuais. Com uma ótima fotografia e uma excelente trilha sonora, é uma produção que nos faz refletir sobre a importância da retórica no meio político e nos faz entender o porquê de Hitler ter sido um dos políticos mais odiados e, ao mesmo tempo, mais influentes da história. Também é uma ótima oportunidade para constatarmos, definitivamente, que ideais fascistas sempre serão absurdos.
A Dama de Ferro (2011)
Amada por muitos e detestada por tantos outros, Margareth Thatcer, antiga primeira-ministra do Reino Unido, foi uma das grandes mulheres envolvidas na política. Apesar das medidas impopulares que tomou no período da recessão britânica, Thatcer ficou marcada por ser uma mulher de personalidade forte, que foi muito bem representada na atuação de Meryl Streep. Apesar dos altos e baixos do roteiro, A Dama de Ferro é um bom filme sobre uma personalidade política feminina de extrema relevância. Ótima pedida para fazer com que aqueles que ainda teimam em dizer que política não é lugar para mulheres mudem de opinião.
Lincoln (2012)
Dirigido por Steve Spielberg, Lincoln já é uma das grandes obras-primas da década de 2010. Com um roteiro lento, mas feito para os amantes de história e política, a produção nos mostra o quanto pode ser difícil para um político tomar atitudes corretas. As dificuldades para conseguir fazer acordos e votos para atender às necessidades da população e o risco pessoal que Lincoln enfrentou para aprovar a Emenda americana que acabou com a escravidão no país são apenas algumas das mensagens do filme. A produção também se torna uma experiência válida por conta de Daniel Day-Lewis, que trouxe aos cinemas um dos presidentes americanos mais famosos de uma maneira impecável, tanto que venceu o Oscar de melhor ator.
Adeus, Lênin! (2003)
Divertido e angustiante, Adeus, Lênin! é um filme alemão focado no personagem Alexander, que tenta impedir que sua mãe (que esteve em coma por alguns meses) descubra que o Muro de Berlim foi derrubado e que sua amada Alemanha Oriental teve fim. O longa provoca boas risadas, mas ainda nos faz discutir sobre as vantagens e desvantagens dos sistemas políticos de uma maneira bem-humorada. Apesar de não ser muito conhecida, é uma produção que vale muito a pena, tanto por socialistas quanto por capitalistas.
Terra em Transe (1967)
Um dos maiores diretores do cinema brasileiro também teve uma grande contribuição quando relacionamos cinema e política. Terra em Transe é um dos melhores filmes de Glauber Rocha e retrata muito bem a realidade política do Brasil, que convive com chantagens e pressões econômicas constantemente. Apesar de ser um reflexo da política brasileira da década de 1960, também conseguimos tirar do filme grandes reflexões sobre o cenário político atual. Sem falar que é mais uma aula de cinema de Glauber Rocha.