Nesta semana estreia o oitavo filme de Velozes e Furiosos. A franquia é, sem dúvidas, a mais lucrativa do cinema quando o assunto são carros, apesar dos veículos terem se tornado meros coadjuvantes nos últimos quatro longas. Com isso, Velozes e Furiosos se tornou muito mais uma série de filmes de ação absurdos, cheio de mentiras e exageros. Os três primeiros capítulos da saga, entretanto, são bons e realmente têm os carros como elementos fundamentais para a narrativa.
Contudo, existem outros filmes de carros muito mais interessantes, do ponto de vista narrativo. Aproveitando o hype de Velozes e Furiosos 8, separamos cinco produções cinematográficas que deixam os filmes protagonizados por Vin Diesel em segundo lugar, comendo poeira, entre outras metáforas automobilísticas que significam derrota. Confira a matéria:
60 Segundos (2000)
Apesar de ter um dos atores mais questionados de Hollywood como protagonista (Nicolas Cage), 60 Segundos é um filme feito para amantes de carros. Com uma clara inspiração do longa Gone in 60 Seconds (1974), a produção dirigida por Dominic Sena é uma concentração de carros incríveis, que são fundamentais para o desenvolvimento da trama, que não é apenas uma história de ação, e sim um Thriller que prende muito a atenção do público. O filme ainda conta com a presença ilustre de Angelina Jolie.
Drive (2011)
Muito antes de La La Land, mais precisamente cinco anos antes, Ryan Gosling interpretou um motorista que trabalha como dublê em cenas de perseguição de carros. Isso aconteceu em Drive, filme de Nicolas Winding Refn que trabalha um protagonista humanizado e extremamente talentoso com carros. Estimulando fetiches automobilísticos e hollywoodianos, Drive é uma prova de que os carros têm tudo a ver com o cinema.
Rush – No Limite da Emoção (2013)
Os carros de competições esportivas também já foram representados no cinema. Um belo exemplo é o do filme Rush – No Limite da Emoção. Ao abordar a histórica disputa dos pilotos Niki Lauda e James Hunt durante o Mundial de Fórmula 1 de 1976, o diretor Ron Howard consegue agradar os fanáticos pelo esporte e, ao mesmo tempo, aqueles que gostam de grandes filmes, já que Rush é também um drama intenso e muito bem-feito.
Mad Max (1979)
Por mais que se passe em um futuro apocalíptico, longe da nossa realidade, a franquia Mad Max utiliza os carros de uma forma muito empolgante. A criação de George Miller foi responsável por alavancar a carreira de Mel Gibson e por transformar veículos (carros e motos) em elementos de ação fundamentais. Além disso, os filmes Mad Max também conseguem discutir temas muito mais abrangentes de nossa sociedade, como guerras, fomes e exploração. Ou seja, não é apenas mais um filme de carro.
As 24 Horas de Le Mans (1971)
Dirigido por Lee H. Katzin, As 24 Horas de Le Mans conta a história de um piloto americano que, após quase morrer, decidi voltar a disputar o circuito automobilístico de Le Mans, em busca da vitória. Com uma belíssima atuação de Steve McQueen, o filme abriu as portas para que outros longas de corrida fossem produzidos. As 24 Horas de Le Mans é excelente, além de contar com uma bela disputa entre uma Ferraris 512 e um Porsche 917. Ou seja, um sonho para os amantes de carros.
Fontes:
Saiba Mais:
The Rock é destaque em foto de Velozes e Furiosos 8
Vin Diesel divulga pôster de Velozes e Furiosos 8