Hoje é dia de maldade; dia de sentar em frente à TV o dia inteiro e voltar ao pó de onde viemos. A segunda temporada da série Narcos já está disponível e, pensando nisso, compilamos algumas curiosidades a respeito desta história tão densa e fascinante que foi a luta contra às drogas iniciada graças aos atos cometidos por Pablo Escobar.
Uma história complexa
Originalmente, os criadores da série pretendiam criar um filme sobre a história de Pablo Escobar e suas consequências na luta contra o crime organizado. Porém, após verem a complexidade que trama pedia, os co-produtores resolveram transformar em uma série, para, assim, abordar com muito mais detalhes os acontecimentos que marcaram a história da Colômbia e dos EUA.
Wagner Emílio Escobar Moura
O diretor José Padilha, quando estava conversando a respeito do projeto com o ator Wagner Moura, comentou que Escobar fumava maconha o dia inteiro e comia tudo o que via pela frente. Devido a isso, o ator tentou incorporar com fidelidade os atributos físicos consequentes desses hábitos do narcotraficante, engordando quase 20kg.
Além disso, Wagner Moura morou durante um tempo na Colômbia, estudando espanhol em tempo integral em uma universidade local.
Robin Hood
Apesar de ser um criminoso internacionalmente procurado, na Colômbia, Escobar era considerado por muitos como um benfeitor, sendo denominado de Robin Hood por alguns. Dentre algumas de suas ações, encontram-se reformas de estádios, parques, escolas e hospitais.
Discovery Escobar Channel
Já que Pablo Escobar tinha grande parte de sua vida documentada, os produtores beberam diretamente da fonte, através de vídeos, fotos e documentos pertencentes ao próprio narcotraficante.
Os Bons Companheiros
José Padilha afirmou que o filme Os Bons Companheiros, de Martin Scorsese, foi uma grande inspiração para o formato final de Narcos. Já falamos um pouco mais sobre o filme na matéria Filmes de Máfia que Você Precisa Assistir.