Historicamente, um dos heróis mais injustiçados da história dos quadrinhos, Aquaman sempre foi alvo das piadas mais degenerativas do Universo DC. Porém, deixando de lado décadas de bullying, avaliando as origens do herói e suas releituras mais atuais, Arthur Curry certamente é capaz de provar os motivos de ser um dos membros fundadores da Liga da Justiça.
Interpretado por ninguém menos que Jason Momoa, o filme solo do herói chega hoje aos cinemas, e, para aquecer, separamos algumas curiosidades a respeito do rei de Atlântida.
Muito mais do que falar com peixes, os poderes de Aquaman também consistem em um alto nível de invulnerabilidade, a ponto de balas não surtirem tanto efeito em sua pele quanto os adversários esperam (não chega ao nível do Superman, no entanto). Além disso, o herói possui superforça, algo que, somado a suas incríveis habilidades de combate, o tornam um exímio guerreiro.
Os poderes de Arthur Curry são ainda mais potentes nas águas, mas isso não o torna fraco em terra firme.
Mera, rainha de Atlântida e esposa de Aquaman, também é uma personagem extremamente poderosa. Juntos, formam uma dupla dinâmica competente para governar uma civilização inteira, e ainda combinam suas habilidades de combate e inteligência estratégica para defender um ao outro nos momentos de tensão.
Nos cinemas, Mera será interpretada por ninguém menos que Amber Heard.
Ao citar a Liga da Justiça, o que costuma vir imediatamente em nossa mente é a santíssima trindade do Universo DC: Superman, Batman e Mulher-Maravilha. Porém, como dito anteriormente, Aquaman é um dos membros fundados da equipe (aliás, um dos SETE. A Liga vai muito além dos três icônicos personagens). Dentro do time, Curry é considerado um símbolo de liderança, resiliência e força, e possui forte atuação e voz ativa nas decisões do grupo de heróis.
O tridente do Rei de Atlântida possui poderes à parte. Além de suas super habilidades naturais, o artefato portado pelo herói, conhecido como Tridente de Netuno, oferece outros poderes incríveis como manipular a água e o clima, lançar raios e criar campos de força.
Um dos poderes mais estranhos do artefato é a capacidade de transformar criaturas vivas em outros seres. Além disso, o tridente também é um símbolo da realeza de Atlântida.
Aquaman já deixou de ser a grande piada do Universo DC. Atualmente, o herói já é considerado um dos heróis mais badass atuantes na Liga, batendo de frente até mesmo com Batman quando o assunto é confiança em suas próprias habilidades. Em um dos arcos narrativos dos Novos 52, o herói chega a atacar Darkseid diretamente no rosto com o seu tridente. Inclusive, para provar toda a sua nova postura como personagem, Aquaman chegou a substituir uma de suas mãos, amputadas em combate, por um arpão.