Batman: The Animated Series é um dos maiores clássicos de animações produzidas pela DC. Lançada no ano de 1992, a série animada é lembrada até hoje como um dos melhores exemplos do grande potencial dos heróis da DC quando desenvolvidos dentro de uma narrativa fiel e concisa.
Para relembrar este clássico dos anos 90, separamos algumas curiosidades a respeito da produção, desenvolvida por Bruce Timm e Eric Radomski.
Os animadores Bruce Timm e Eric Radomski criaram um rápido episódio piloto para apresentar a série animada para um grupo de executivos televisivos. Eles mesmos dublaram os personagens, com Timm dublando o próprio Batman e Radomski os demais.
Radomski desenvolveu os cenários para a série no intuito de criar uma atmosfera semelhantes à dos clássicos de filmes Noir. O co-produtor pintava todo o plano de fundo de preto, e em seguida adicionava alguns pontos de destaque, formando a arquitetura de Gotham. Essa opção de design ficava bem características nos planos em que mostravam uma visão panorâmica da cidade.
Dentre as influências visuais mais fortes para a animação, estavam os clássicos desenhos animados do Superman, de Dave Fleischer. Todos esses, como o do vídeo acima, foram produzidos durante a década de 1940.
No momento de escalação para o dublador do Batman/BruceWayne, a diretora de dublagem Andrea Romano procurou por uma voz que fosse “intrinsecamente sexy”. Como Batman era tecnicamente um contraventor da lei, acrescentar uma voz poderosa daria um ar sedutor sutil para o personagem. Kevin Conroy foi o escolhido, e foi eternizado como voz oficial do Homem-Morcego até hoje (como nos jogos da série Arkham).
Originalmente, o dublador Tim Curry seria o responsável por dar voz ao Coringa. Mas os produtores decidiram que o estilo de atuação de Curry não se encaixaria bem com o personagem. Então, Mark Hamill foi o escolhido e, como se já não bastasse estar eternizado no corações dos nerds como Luke Skywalker, o ator também se tornou a icônica voz de um dos vilões mais conhecidos da cultura pop.
Fonte: Neatorama