Cada um se emociona de uma forma diferente ao ver um filme, e essa é a grande magia do cinema. Contudo, alguns clássicos do cinema conseguem despertar sentimentos variados e intensos na maioria das pessoas. Hoje nós listamos cinco filmes que nos fizeram chorar, vibrar e expressar outros sentimentos intensos.
Confira abaixo e deixe nos comentários qual outro longa você colocaria nesta lista!
O Mágico de Oz
Ano: 1939
Diretor: Victor Fleming
Sinopse: Em Kansas, Dorothy (Judy Garland) vive em uma fazenda com seus tios. Quando um tornado ataca a região, ela se abriga dentro de casa. A menina e seu cachorro são carregados pelo ciclone e aterrisam na terra de Oz, caindo em cima da Bruxa Má do Leste e a matando. Dorothy é vista como uma heroína, mas o que ela quer é voltar para Kansas. Para isso, precisará da ajuda do Poderoso Mágico de Oz que mora na Cidade das Esmeraldas. No caminho, ela será ameaçada pela Bruxa Má do Oeste (Margaret Hamilton), que culpa Dorothy pela morte de sua irmã, e encontrará três companheiros: um Espantalho (Ray Bolger) que quer ter um cérebro, um Homem de Lata (Jack Haley) que anseia por um coração e um Leão covarde (Bert Lahr) que precisa de coragem. Será que o Mágico de Oz conseguirá ajudar todos eles?
Por que emociona: Musicais têm o poder de encantar e emocionar, e O Mágico de Oz consegue unir sua grandiosidade musical e visual com belas mensagens. É impossível cantar junto com os personagens sem fortes emoções.
Ladrões de Bicicleta
Ano: 1948
Diretor: Vittorio De Sica
Sinopse: Em Roma um trabalhador de origem humilde, Antonio Ricci (Lamberto Maggiorani), luta para sustentar a família. Precisando de uma bicicleta para começar em um novo emprego, Ricci penhora as roupas de cama da casa. Para desespero da família, a bicicleta é roubada e Antonio sai junto com o filho Bruno (Enzo Staiola) para procurá-la pela cidade.
Por que emociona: É um filme que mexe com o público ao abordar questões muito relacionadas aos problemas sociais do mundo. Por mais antigo que seja, ainda toca em temáticas que merecem ser discutidas.
Um Estranho no Ninho
Ano: 1975
Diretor: Milos Forman
Sinopse: Randle Patrick McMurphy (Jack Nicholson), um prisioneiro, simula estar insano para não trabalhar e vai para uma instituição para doentes mentais. Lá estimula os internos a se revoltarem contra as rígidas normas impostas pela enfermeira-chefe Ratched (Louise Fletcher), mas não tem idéia do preço que irá pagar por desafiar uma clínica “especializada”.
Por que emociona: Um Estranho no Ninho é um dos filmes mais completos e consagrados da indústria cinematográfica. A história é muito densa, e as atuações e a direção são impecáveis, como deve ser em uma produção que trata temas delicados como doenças mentais.
Luzes da Cidades
Ano: 1931
Diretor: Charles Chaplin
Sinopse: Um vagabundo (Charles Chaplin) impede um homem rico (Harry Myers), que está bêbado, de se matar. Grato, ele o convida até sua casa e se torna seu amigo. Só que ele esquece completamente o que aconteceu quando está sóbrio, o que faz com que o vagabundo seja tratado de forma bem diferente. Paralelamente, o vagabundo se interessa por uma florista cega (Virginia Cherrill), a quem tenta ajudar a pagar o aluguel atrasado e a restaurar a visão. Só que ela pensa que seu benfeitor é, na verdade, um milionário.
Por que emociona: Charles Chaplin é o rei da comédia, mas também sabia contar boas histórias de amor. Luzes da Cidade comprova isso, pois é um filme muito sensível e fofo.
Cinema Paradiso
Ano: 1988
Diretor: Giusepe Tornatore
Sinopse: Nos anos que antecederam a chegada da televisão em uma pequena cidade da Sicília, o garoto Toto (Salvatore Cascio) ficou hipnotizado pelo cinema local e iniciou uma amizade com Alfredo (Philippe Noiret), projecionista que se irritava com certa facilidade, mas tinha um enorme coração. Todos estes acontecimentos chegam em forma de lembrança quando Toto (Jacques Perrin), agora um um cineasta de sucesso, recebe a notícia de que Alfredo faleceu.
Por que emociona: Feito para quem é apaixonado pelo cinema e por histórias de amor e amizade. Se você é uma dessas pessoas vai se emocionar com certeza.