Desde Branca de Neve e os Sete Anões, os longa-metragens animados são presenças garantidas em grandes premiações do Cinema. Porém, o prêmio de Melhor Animação surgiu apenas em 2002, indicando trabalhos lançados no ano anterior. Já são 15 anos marcados por uma categoria exclusiva para obras que cativam tanto crianças quanto adultos.
Como estamos no Dia das Crianças, nada melhor do que relembrar estes filmes incríveis, e aproveitar o feriadão para curtir e relembrar histórias tão cativantes!
Shrek (2001)
O ogro mais famoso do mundo chegou às telonas já com o pé na porta e tapa na cara. Shrek, animação da DreamWorks, foi o primeiro filme a receber o Oscar de Melhor Animação, concorrendo com outros dois filmes: Monstros SA e Jimmy Neutron: O Menino Gênio.
Baseado no conto de fadas homônimo de 1990, escrito por William Steig, o ogro rapidamente se tornou sucesso, recebendo outras três sequências, além de spin-offs especiais.
A Viagem de Chihiro (2001)
A cultura japonesa é mundialmente conhecida por seu trabalho com animações, o Anime. A Viagem de Chihiro, escrito e dirigido por Hayao Miyazaki, é um dos exemplos mais icônicos do trabalho cinematográfico do país no quesito animação.
A história da pequena Chihiro foi baseada na filha de um dos amigos de Miyazaki, e contou com ajuda de um grande nome da animação, John Lasseter (diretor da Pixar), para adaptar fielmente a obra do japonês para o inglês.
A Viagem de Chihiro é uma obra aclamada não só pelos fãs da cultura japonesa, mas também por todos os cinéfilos, e não à toa foi o segundo filme a receber o Oscar de Melhor Animação, no ano de 2003.
Os Incríveis (2004)
Escrito e dirigido por Brad Bird, e produzido pela Pixar Animation Studios, Os Incríveis é considerado um dos melhores trabalhos do estúdio até hoje.
O filme conta a história de uma família de super-heróis em um mundo onde vestir uma capa (NADA DE CAPA!) para salvar pessoas é proibido por lei. Inclusive, muitos fãs aficionados por quadrinhos comentam sobre a inspiração forte que o diretor teve na icônica obra de Alan Moore, Watchmen.
Os Incríveis recebeu o Oscar de Melhor Animação em 2005, concorrendo com O Espanta Tubarão e Shrek 2. Além disso, a tão esperada sequência está prevista para estrear no dia 15 de Junho de 2018!
Toy Story (2010)
Quando o assunto é filmes animados, sequências receberem críticas tão positivas quanto às obras predecessoras é algo incomum em Hollywood. Geralmente, a obra original se transforma em uma franquia saturada, trazendo cada vez mais filmes “caça níqueis”. Porém, Toy Story foi uma grande exceção à regra, e o seu terceiro filme foi feito de maneira totalmente respeitosa tanto para as crianças quanto para os jovens, que eram crianças na época dos dois primeiros filmes.
Dirigido por Lee Unkrich e produzido pela Pixar Animation Studios, Toy Story 3 arrecadou mais bilheteria que os outros dois filmes juntos e se tornou a primeira sequência a receber o Oscar de Melhor Animação.
Divertida Mente (2015)
Um dos trabalhos mais introspectivos da Pixar (sim, ela de novo por aqui), Divertida Mente traz um dos conceitos mais brilhantes já desenvolvidos pelo estúdio: transformar emoções em personagens e em elementos de conflito dentro do roteiro.
O filme não só levou o Oscar de Melhor Animação, como também concorreu na categoria de Melhor Roteiro Original, algo bem incomum na Academia. Além disso, foram diversas outras indicações e prêmios recebidos em mais de 50 outras premiações ao redor do mundo (15 indicações como Melhor Filme, 21 para Melhor Roteiro Original, e 40 para Melhor Animação).
Certamente deixamos muitos filmes de fora. Deixe nos comentários alguns deles!
Saiba Mais:
Teoria Disney: Os filmes se passam em um mesmo universo?
Grandes Filmes de Animação | D20 Lab 25
As 22 Regras de Criação da Pixar